Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Relações sociais com as comunidades indígenas e a população negra no RS será foco de evento

Cartaz Parada Neabi

 

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Osório promove, no dia 11 de maio de 2017, a Parada Afro-indígena - evento que terá como foco promover o debate acerca das relações sociais com as comunidades indígenas e a população negra no Rio Grande do Sul. Será um dia temático voltado à reflexão coletiva sobre a temática étnico-racial, estrategicamente pensado para acontecer entre duas importantes datas: o Dia do Índío, comemorado em 19 de abril, e a Abolição da Escravidão no Brasil, em 13 de maio.

A Parada será realizada nos três turnos, com atividades que contarão como presença para os estudantes no seu horário de aula. Será um dia letivo diferente, envolvendo servidores e discentes em palestras, oficinas, cinedebates e mesa-redonda. O evento inicia a cada turno com as palestras: 'A Educação Guarani Mbyá', com a professora Neusa Maria Carvalho, às 7h40; 'Diversidade, Educação e Escolarização', com o professor Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Junior, às 13h30, e 'Identidade negra desde à Educação Infantil', com a professora Estela Máris, às 19h.

Na sequência serão oferecidas oficinas, sessões de cinema ou mesa-redonda. Para participar, é necessário fazer inscrição até terça-feira, 9 de maio, no site do evento - local onde constam mais detalhes sobre a programação. Cada participante pode optar por apenas uma atividade (oficina, sessão de cinema ou mesa-redonda), já que elas acontecem de forma simultânea nos três turnos, a partir das 10h30, 16h e 21h.

Durante a Parada Afro-indígena haverá artesanato Guarani Mbyá disponível para compra (cestaria, pulseiras, etc).

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

Rua Santos Dumont, 2127 | Bairro Albatroz | CEP: 95520-000 | Osório/RS

E-mail: comunicacao@osorio.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3601-3500 das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos demais horários, o contato deve ser feito pelo telefone e e-mail dos setores.