Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Atividades da 7ª MoExP movimentaram o Campus Osório

Evento reuniu estudantes e comunidade

 

O Campus Osório realizou, nos dias 18 e 19 de setembro de 2017, a 7ª edição da Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP). O evento contou com a participação ativa da comunidade interna e externa, com mais de 100 trabalhos científicos apresentados por estudantes de nível médio/técnico e superior, realização de 18 minicursos, promovidas apresentações culturais, além da 4ª Maratona de Programação.

Na manhã do primeiro dia, como já é tradicional, ocorreu a abertura do evento no Largo do Estudantes, no centro da cidade, com a presença de membros da equipe diretiva e gestores da reitoria do IFRS. Em sua fala, o diretor-geral Claudino Andrighetto parabenizou a equipe organizadora - o que foi reforçado pela presidente da Comissão, professora Heloisa Gonçalves no que diz respeito aos esforços e dificuldades enfrentadas para realização do evento. "Orgulho-me do nosso IFRS ao mesmo tempo em que me sinto privilegiado em fazer parte dele, pois sei o quanto todos nos esforçamos para dar à nossa comunidade o retorno que tanto esperam. Sei que estamos no caminho certo! Também sei que temos muito a fazer! E a cada edição da MoExP sinto que esse sentimento de pertencimento e responsabilidade social se tornam mais intensos" - destacou Claudino.

Os pró-reitores Viviane Ramos, de Extensão, Clarice Escott, de Ensino e Eduardo Girotto, de Pesquisa e Inovação, ressaltaram a importância do evento em âmbito institucional e frizaram a visibilidade do Campus Osório, principalmente pela valorização cultural.

Após a cerimônia de abertura, o evento seguiu com as apresentações culturais do Programa Música no IFRS - Campus Osório, com a equipe do 'Ritmos no Pé - Dance!', voz e violão de Juan Pablo Duarte, e a Banda Polisenso. A tarde seguiu movimentada, com a exposição de trabalhos de nível médio e técnico, num total de oitenta e quatro, um recorde.

À noite, já no Campus Osório, foram apresentados os trabalhos de nível superior, de graduação e pós-graduação, num total de 28 títulos, divididos em seis salas temáticas. Paralelamente, em dois laboratórios de informática, ocorriam as disputas da 4ª edição da Maratona de Programação.

No segundo dia, pela manhã e à tarde, foram realizados os minicursos nas salas de aula e auditórios do campus, com temas que possibilitaram uma construção ampla de conhecimentos. O início da noite foi marcado pela apresentação dos alunos da Escola Quilombola Santa Tarezinha, da localidade de Morro Alto, em Maquiné/RS, onde é realizado o projeto 'Música na Escola'. O ponto alto foi a apresentação do espetáculo 'ELAS', pelo Grupo Instrumental do Campus Osório, obra que retrata o universo feminino, seus direitos, a luta pela igualdade de gênero e exalta a força da mulher.

Após a palestra 'A permanência do estudante-trabalhador no espaço das Instituições de Ensino Superior: tempos de desafios e de lutas", ministrada pela professora do IFRS - Campus Porto Alegre Elen Machado Tavares, foi realizado o anúncio dos vencedores da Maratona de Programação e dos trabalhos que obtiveram credenciamento para as feiras científicas Mostratec e Febrace, realizadas, respectivamente, em Novo Hamburgo e São Paulo. Já para a MoExP, a novidade é que o evento não possui mais caráter competitivo, uma vez que todos saem ganhando com a troca de conhecimentos.

 

> Premiações:

  • Maratona de Programação: Equipe Jubatômicos, do IFSul - Campus Charqueadas, composta por Bernardo Moreira, Marcelo Janke e Enzo Vaghetti.
  • Mostratec: Trabalho 'Linguistica Computacional e Jornalismo: Construção de recursos para análise de textos de revistas', de autoria dos estudantes Diulia Deon e Leonardo Pereira dos Santos e orientado pelos professores Larissa de Freitas, Katlen Oliveira e Alexandre Lobo.
  • Febrace: Trabalho 'Detecção de drogas ansiolíticas em bebidas alcoólicas adulteradas', de autoria da estudantes Isabela Dadda dos Reis e orientado pelos professores Flávia Twardowski e Claudius Soares.

 

Galeria

Falas de gestores do campus e do IFRS marcaram a abertura da mostra Professora Heloísa destacou o empenho da Comissão Organizadora do evento Emoção no anúncio da despedida da professora Heloísa Gonçalves Apresentações de danças abrilhantaram a abertura da MoExP Estudantes fizeram bonito no palco Banda Polisenso fechou as apresentações da manhã Tarde foi de exposição de trabalhos de nível médio/técnico Trabalhos de nível superior tiveram espaço dedicado à noite Problemas de software foram os desafios enfrentados na Maratona de Programação Minicursos proporcionaram a construção de novos saberes Atividades práticas estavam presentes nos minicursos Temas variados foram debatidos nos minicursos Última noite do evento abriu com apresentação do Música na Escola Espetáculo ELAS lotou o auditório do campus Professora do IFRS - Campus Porto Alegre ministrou palestra Encerramento do evento foi com agradecimentos e o anúncio das premiações Estudantes e professora compõem os dois trabalhos credenciados para feiras externas

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

Rua Santos Dumont, 2127 | Bairro Albatroz | CEP: 95520-000 | Osório/RS

E-mail: comunicacao@osorio.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3601-3500 das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos demais horários, o contato deve ser feito pelo telefone e e-mail dos setores.