Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Abertas as votações para o Prêmio "Respostas para o Amanhã"

Selo de  vencedor regional do Prêmio "Respostas para o amanhã"

O Campus Osório está representando o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) na 4ª edição do Prêmio "Respostas para o Amanhã", iniciativa da Samsung. O projeto "Plasnana: desenvolvimento de um plástico biodegradável com o resíduo da banana" foi finalista da etapa regional e agora participa da etapa nacional. Trata-se de um trabalho da turma de 3º ano do curso técnico em Administração integrado ao ensino médio, sob orientação da professora Flávia Twardowski.

Na etapa do júri popular, os alunos contam com a ajuda da comunidade na votação que poderá levar o Campus à classificação nacional. As votações ocorrem do dia 27 de novembro de 2017 a 3 de dezembro pelo site da premiação. O IFRS foi o único Instituto selecionado para a etapa nacional. O resultado será divulgado no dia 5 de dezembro.

Nesta edição, mais de 900 escolas foram inscritas e cerca de 1371 projetos concorreram na região Sul do Brasil (estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Destes projetos, apenas 5 foram selecionados para a etapa do júri popular e do júri nacional, em que cada escola produzirá um vídeo de até 3 minutos sobre o seu projeto.

As bananas foram escolhidas como material para a produção do plástico devido a escola gerar uma grande quantidade de resíduo da fruta. O Campus Osório recebe semanalmente 64 kg de banana, as quais são consumidas no lanche dos estudantes. Através de pesquisas, os alunos constataram que o litoral norte gaúcho é responsável por cerca de 97% da área comercial de bananas de todo Rio Grande do Sul.

O projeto visa o reaproveitamento das cascas de banana na produção de bioplástico como alternativa sustentável e economicamente viável à produção de plástico. O objetivo é promover, com isso, uma solução ao problema enfrentado mundialmente com a excessiva utilização de sacolas plásticas, prejudiciais ao meio ambiente.

 

Sobre o prêmio

O prêmio "Respostas para o amanhã" é uma iniciativa da Samsung e tem como objetivo estimular a realização de projetos que acessem conhecimentos científicos e proponham soluções simples para melhorar o lugar de convivência dos alunos, contribuindo para uma sociedade mais sustentável.

Para votar no Plasnana, basta acessar o link, clicar na opção "Sul" e selecionar o projeto Plasnana do IFRS.

Galeria

Turma de 3º ano do curso de Administração integrado ao ensino médio.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

Rua Santos Dumont, 2127 | Bairro Albatroz | CEP: 95520-000 | Osório/RS

E-mail: comunicacao@osorio.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3601-3500 das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos demais horários, o contato deve ser feito pelo telefone e e-mail dos setores.