Informações da página

Você está em: Página Inicial > Pesquisa e Inovação > Grupos de Pesquisa

Início do conteúdo

Grupos de Pesquisa

 

O Campus Osório conta com quatro grupos de pesquisa certificados no Diretório de Grupos (DG) de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). A base de dados do DG-CNPq contém informações a respeito dos grupos de pesquisa em atividade no Brasil. Maiores informações, como linhas de pesquisa e pesquisadores, podem ser acessadas diretamente na base de dados pelo link ativo no nome de cada grupo de pesquisa do campus Osório, listados abaixo:

 

ELLOS (Estudos Linguísticos e Literários)

O grupo ELLOS - Estudos Linguísticos e Literários inclui os professores da área de Linguagens do campus, visando ampliar os estudos linguísticos e literários teóricos e aplicados, tanto no âmbito teórico quanto na perspectiva das práticas de ensino. Investiga, ainda, questões relacionadas à formação e ao trabalho docente, não apenas na área de língua e literatura, mas também em interface com outras áreas nos âmbitos técnico e tecnológico - ressaltando o papel inerente da linguagem na formação e no desenvolvimento humano, em suas expressões científica e artística. Além disso, o grupo teve, recentemente, a inserção de uma linha de pesquisa sobre educação inclusiva, entendo a relevância da realização de estudos e ações acerca dessa temática. O grupo conta, atualmente, com 11 pesquisadores, incluindo colaboradores externos de outras redes públicas de ensino; e 10 alunos, incluindo estudantes do Ensino Médio Integrado, do próprio Curso de Licenciatura em Letras português/inglês, e também do curso de Especialização em Educação Básica e Profissional. Constituem o grupo as seguintes linhas de pesquisa e atuação:

Estudos linguísticos, Perspectivas de estudos sobre educação inclusiva;

Perspectivas interdisciplinares de formação docente;

Perspectivas interdisciplinares dos Estudos Literários;

Perspectivas teórico-metodológicas do Ensino de Línguas.

Líder(es) do grupo: Rafaela Fetzner Drey e Maitê Moraes Gil

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Implementar um programa de Formação para docentes que atuam na educação básica e profissional de nível técnico em nível de Licenciatura. O curso proposto é uma complementação à graduação, em áreas em que não há o oferecimento regular de licenciatura, tendo como objetivo a extensão dos conhecimentos, a qualificação e/ou aperfeiçoamento dos profissionais graduados para o exercício do magistério. O Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional pressupõe que o acadêmico ingresse no Programa como portador de diploma na área tecnológica na qual pretende atuar como professor, garantindo-lhe, assim, o conhecimento específico desta área. Este Programa lhe proporcionará uma formação pedagógica geral, formando o professor como intelectual da Educação, e uma formação metodológica e prática para promover processos educativos dos saberes específicos do campo que atuará na Educação Básica e Profissional.

 

MATEC (Matemática e suas Tecnologias) - A criação do grupo tem a finalidade de estudar, num grupo interdisciplinar de professores, técnicos e estudantes, as diferentes problemáticas de matemática e suas aplicações, relacionada à prática de sala de aula e as pesquisas na área de educação matemática, e demais áreas do conhecimento. Entendendo-se que as tecnologias são as diferentes funções/aplicações/"usos" que a matemática exerce sobre as outras áreas do conhecimento, e consequentemente na área técnica profissional e essencialmente na vida cotidiana. Os diferentes olhares do grupo pela sua caracterização objetiva uma formação integral do estudante e do professor, fazendo uso de recursos dinâmicos como as tecnologias digitais.

 

NEGES (Núcleo de Estudos de Gestão para Sustentabilidade) - O grupo tem como objetivo articular ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo projetos que tenham sustentabilidade como valor transversal. O tema possui característica multi-disciplinar, por isso, é preconizado a colaboração de estudantes e pesquisadores de diversas áreas de conhecimento.

 

NEET (Núcleo de Estudos sobre Ensino e Tecnologias) - Objetiva produzir pesquisas que colaborem na consolidação do uso de novas tecnologias para o ensino.

 

ECONOMIA, POLÍTICA E SOCIEDADE - O grupo de pesquisa busca investigar trajetórias de unidades políticas nacionais e internacionais, processos sociais e relações de poder, bem como as estruturas e conjunturas econômicas em seus diferentes níveis e intersecções sob perspectivas heterodoxas. As análises privilegiarão o viés institucionalista no que diz respeito ao escopo econômico, bem como paradigmas sistêmicos noque tange à economia política internacional.

Líder(es) do grupo: Maíra Baé Baladão Vieira, Marcelo Mallet Siqueira Campos

Acesse aqui as informações deste grupo no Diretorio de Grupos de Pesquisa no Brasil do Lattes.

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

Rua Santos Dumont, 2127 | Bairro Albatroz | CEP: 95520-000 | Osório/RS

E-mail: comunicacao@osorio.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3601-3500 das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos demais horários, o contato deve ser feito pelo telefone e e-mail dos setores.