Informações da página

Você está em: Página Inicial > Ingresso > Formas de Ingresso

Início do conteúdo

Formas de ingresso

 

O ingresso nos cursos do IFRS se dá através de Processo Seletivo próprio, publicado no site ingresso.ifrs.edu.br, e por utilização da nota do Enem (para cursos Subsequentes ao Ensino Médio e Superiores), sendo 50% das vagas ofertadas para cada modalidade. Tudo é regido por editais, com base nas seguintes especificações:

 

  • Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Administração e Informática) - Através de prova de seleção, realizada pelo campus.

Edital anual, publicado por volta de outubro. Prova realizado em dezembro para ingresso no primeiro semestre do ano.

 

  • Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio (Administração, Informática para Internet, Guia de Turismo Presencial e EaD e Panificação) - Vagas através da nota do Enem, e por meio de prova de seleção, realizada pelo campus.

Edital publicado em outubro, com prova realizada em dezembro, para ingresso no primeiro semestre do ano. Ou edital publicado em maio, com prova em junho para ingresso no segundo semestre letivo.

 

  • Cursos Superiores (Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Letras Português/Inglês e Licenciatura em Matemática) - Vagas através do Sisu com base na nota do Enem, e por meio de prova de seleção, realizada pelo campus.

Edital publicado em outubro, com prova realizada em dezembro, para ingresso no primeiro semestre do ano. Ou edital publicado em maio, com prova em junho para ingresso no segundo semestre letivo.

 

  • Curso de Pós-graduação Lato Sensu (Especialização em Educação Básica Profissional) - Seleção realizada pelo corpo docente do curso, com base no currículo dos candidatos (preferencialmente no formato fornecido pela plataforma Lattes) e memorial descritivo da trajetória profissional. A critério da comissão, poderá ocorrer entrevista.

Edital publicado a cada um ano e meio. A última seleção foi realizada em julho de 2015.

 

> Para os cursos superiores também é possível ingressar por editais de transferência externa e ingresso de diplomados (conforme períodos estabelecidos em Calendário Acadêmico), no qual são ofertadas por editais específicos as vagas advindas de desligamentos e evasão.

 

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

Rua Santos Dumont, 2127 | Bairro Albatroz | CEP: 95520-000 | Osório/RS

E-mail: comunicacao@osorio.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3601-3500 das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos demais horários, o contato deve ser feito pelo telefone e e-mail dos setores.