Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Inscrições para o curso Técnico em Guia de Turismo seguem até 1º de setembro

Processo Seletivo EAD

 

Uma oportunidade de tornar-se técnico em guia de turismo fazendo o curso a distância, de forma gratuita e com a qualidade do ensino federal. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), por meio do Campus Osório, está abrindo inscrições para a seleção ao curso técnico subsequente ao ensino médio em Guia de Turismo na modalidade EaD. As inscrições podem ser feitas até 1º de setembro de 2015, pelo site ead.ifrs.edu.br.

São 150 vagas, distribuídas nos polos EAD do IFRS localizados nos municípios de Balneário Pinhal, Santo Antônio da Patrulha e São Francisco de Paula. Nos polos (endereços abaixo) e no Campus Osório, há computadores disponíveis para os interessados em realizar a inscrição.

É pré-requisito para o curso ter ensino médio completo e a seleção ocorrerá por meio de sorteio público, caso o número de inscritos ultrapasse o de vagas. As aulas serão realizadas via web, podendo ser assistidas pelos computadores disponíveis nos polos ou de qualquer outro local. No entanto, haverá encontros e atividades presenciais e o aluno precisa ter disponibilidade*. Os polos de apoio contam com um tutor presencial que auxiila o aluno em suas atividades.

O curso terá duração de dois anos, com início previsto para setembro de 2015. É oferecido por meio do programa federal Rede Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). Mais informações no site ead.ifrs.edu.br ou pelo e-mail nead@osorio.ifrs.edu.br.

 

*Por exigência legal, os cursos a distância devem possuir 20% da carga horária com atividades presenciais. Os candidatos precisam escolher um polo de apoio presencial no qual realizarão esses momentos, que incluirão aulas, avaliações e práticas de guiamento, entre outras. Nas práticas de guiamento, que são uma exigência do Ministério do Turismo, o aluno deverá ter 100% de frequência. Os momentos presenciais poderão ser realizados no turno da noite e/ou sábados e domingos.

 

Endereços

Campus Osório: Rua Santos Dumont, 2127, Bairro Albatroz - Osório/RS.

Polo Balneário Pinhal: Rua São Jerônimo, 826 - Distrito de Magistério - Balneário Pinhal/RS.

Polo Santo Antônio da Patrulha: Rua Barão do Cahy, 125 - Cidade Alta - Santo Antônio da Patrulha/RS;

Polo São Francisco de Paula: Rua Manoel Vicente Ferreira, 1º andar, nº 329 - Bairro Centro - Cidade São Francisco de Paula/RS.

 

Sobre o Técnico em Guia de Turismo

O profissional formado no curso pelo IFRS está capacitado para orientar, assistir e conduzir pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens, nos âmbitos municipal, estadual, nacional e da América do Sul, com ética profissional e respeito ao ambiente, à cultura e à legislação. Informa sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos e outros de interesse do turista. Apresenta ao visitante opções de roteiros e itinerários turísticos disponíveis e, quando for o caso, concebe-os considerando as expectativas ou necessidades do visitante. Utiliza instrumentos de comunicação, localização, técnicas de condução, de interpretação ambiental e cultural.

Pode atuar em órgãos de turismo de empresas públicas, privadas e do terceiro setor, operadoras e agências de turismo e de viagens, companhias aéreas, parques, bem como de forma autônoma.

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

Rua Santos Dumont, 2127 | Bairro Albatroz | CEP: 95520-000 | Osório/RS

E-mail: comunicacao@osorio.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3601-3500 das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos demais horários, o contato deve ser feito pelo telefone e e-mail dos setores.