Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus Osório contribui para a qualificação de profissionais da educação na área da inclusão

Comunidade interessada no tema Inclusão participou

 

Na manhã de 15 de agosto de 2015, ocorreu no miniauditório do Campus Osório o último módulo do curso de formação 'Reflexões Sobre o Processo Inclusivo' - atividade que foi desenvolvida em quatro encontros para oportunizar um espaço de formação aos profissionais da área da educação sobre a temática da inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas.

Após um coffee break de integração, os presentes (entre os quais docentes, técnico-administrativos, alunos e pessoas da comunidade externa) assistiram a palestra 'Diálogos entre Educação Especial e Currículo: deficiência, acessibilidade ao conhecimento e práticas pedagógicas inclusivas', ministrada pela doutoranda UFRGS Clarissa Haas.

Na oportunidade debateu-se sobre as possíveis formas de se fazer a inclusão, as leis que asseguram o direito do estudante e a importância do envolvimento de todos os profissionais do ambiente escolar para a construção da inclusão educacional e social. De acordo com a palestrante ''é necessário planejar a inclusão não somente quando houver alunos deficientes, mas, sim, constantemente''.

A equipe do Campus Osório responsável pela realização do curso considera que todos os objetivos da proposta foram alcançados, uma vez que se possibilitou a reflexão acerca da teoria e prática educacional para inclusão. "Entendemos que a formação continuada dos profissionais da educação é essencial para organizar, planejar e obter sucesso no processo educacional inclusivo, pois pensar e elaborar uma proposta inclusiva requer mais que conhecimento teórico, carece de reflexões em grupo e formação específica" - destacou Eloise Bocchese Garcez, técnica em Assuntos Educacionais.

Para Michele Togni, professora com nove anos de experiência na área da Educação Especial e coordenadora da equipe de educadoras especiais da rede municipal de ensino do município de Capão da Canoa, a participação nos encontros possibilitou qualificar sua atuação docente: "Encontrei um espaço propício para repensar e reafirmar conceitos baseados na legislação e na experiência de profissionais que também atuam na área" - enfatizou.

Dividido em quatro módulos, o curso teve seu primeiro encontro em fevereiro, com a palestra da professora da UFRGS Liliane Giordane, que detalhou o tema 'Inclusão Escolar'. O segundo encontro, realizado em março, trouxe a debate pela professora da UFSM, Sabrina Fernandes de Castro, os 'Facilitadores para a permanência de alunos com deficiência no Ensino Médio e Superior'. O terceiro módulo, em julho, foi conduzido pela professora de Libras do Câmpus Osório, Aline Dubal, que trabalhou a temática "Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado".

 

Galeria

Palestrante destacou que a inclusão deve ser constantemente planejada

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

Rua Santos Dumont, 2127 | Bairro Albatroz | CEP: 95520-000 | Osório/RS

E-mail: comunicacao@osorio.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3601-3500 das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos demais horários, o contato deve ser feito pelo telefone e e-mail dos setores.