Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Projetos são premiados em eventos científicos

Estudantes receberam certificados na Mostraclak

 

Os estudantes do Campus Osório tiveram seus trabalhos de pesquisa e extensão reconhecidos com premiações em diferentes mostras científicas. O incentivo proporcionado pela instituição para o desenvolvimento de projetos tem se mostrado fundamental para que o conhecimento produzido seja difundido e aponte ações transformadoras para a sociedade, tanto em nível nacional quanto internacional.

E foi com a conquista do segundo lugar na área 'Ciências da Saúde' pelo projeto de extensão tecnológica 'Produção de cápsulas rica em fibra solúvel a partir da pectina extraída da casca do maracujá-amarelo', na IX Mostraclak, realizada nos dias 25 e 26 de setembro no Colégio Luterano Arthur Konrath, em Estância Velha, que o Campus Osório garantiu uma das quatro vagas oferecidas para credenciamento na XVII "Feria Internacional de Ciencia y Tecnologia" - Cientec -, que ocorre de 16 a 19 de novembro em Lima, no Peru.

O projeto desenvolvido pelo estudante João Alfredo Silva Fraiberger desenvolveu um suplemento alimentar a partir da pectina extraída da casca do maracujá, que seria desperdiçada pelos agricultores do litoral norte gaúcho que utilizam a polpa da fruta para o processamento de geleias. A substância foi aplicada em cápsulas para ser utilizada como uma alternativa na substituição de medicamentos sintéticos para portadores de doenças cardiovasculares, obesidade, câncer de cólon e diabetes mellitus tipo I e II - que atingem cerca de 27,4 milhões de pessoas no Brasil.

No mesmo evento, também recebeu reconhecimento o projeto de pesquisa 'Palmeira Juçara: Aproveitamento integral do fruto como alternativa de preservação ambiental e promoção de impactos econômicos e sociais positivos', dos alunos Maria Eduarda Santos de Almeida e João Vitor Kingeski Ferri. Com o segundo lugar na área 'Ciências Exatas e da Terra', a pesquisa ficou com uma das duas vagas oferecidas para a 30ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - Mostratec -, maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul, que será realizada de 26 a 30 de outubro no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo, pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Outro trabalho do campus garantiu sua participação na Mostratec após a obtenção do primeiro lugar na área 'Bioquímica e Química' na 19° Feira de Ideias do Colégio Coração de Maria, a Feiccom, realizada em Esteio em 24 e 25 de setembro. O projeto de pesquisa 'Produção de um complemento alimentar de batata doce (Ipomoea Batatas) com foco na prevenção do câncer de cólon', de autoria das estudantes Larissa Giacomelli e Nicole Rita Perera Ribeiro desenvolveu um complemento alimentar com alto índice de polifenóis e fibras, que auxiliam na prevenção da doença.

Também estarão no evento, conforme divulgação dos trabalhos selecionados, os seguintes projetos de pesquisa do Campus Osório:

'Utilização do mexilhão Dourado na produção de argamassa', da estudante Brenda Brambilla, que propõe a substituição da areia pela concha da praga trazida da Ásia há mais de 12 anos e que vem causando impactos ambientais devido a grande proliferação, sendo facilmente encontrada nas lagoas da região;

'Identificação de Usuários para deficientes visuais: O uso do kinect para criar um método de autenticação seguro e acessível', no qual o aluno Wellington Espíndula desenvolve um mecanismo para criação de senhas feito com base no estudo do comportamento de usuários; e

'Homeopatia: Benefícios x Desinformação', trabalho de Pedro Otávio Ferri Burgel que desmitifica a prática apresentando-a como parte integrativa da medicina, uma vez que promove a cura dos sintomas, só que de maneira diferente: pela harmonização da energia do indivíduo, com a vantagem de não apresentar os conhecidos efeitos colaterais provocados pelos remédios tradicionais. Além disso, traz o entendimento do motivo pelo qual os medicamentos homeopáticos não fazem parte do Sistema Público de Saúde (Sus).

Outros dois projetos foram destaque na 16ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre, realizada nos dias 28 e 29 de setembro., ambos da área da Extensão. O trabalho 'Cine Inclusão', desenvolvido pelas bolsistas Marcela Pelisoli da Silva, Natalia Amarilho Pereira e Tainá dos Santos Guatimosim, recebeu premiação na modalidade Pôster, área Ciências Humanas, nível Técnico. O projeto, que aborda temáticas de inclusão educacional e social através da exibição de filmes e debates, integra o Programa Vivenciando Educação Inclusiva 2015, que promove ações em prol das pessoas com necessidades educacionais específicas..

Já o projeto 'Trabalho Voluntário como estratégia para o desenvolvimento de competências e formação de vínculos' recebeu destaque na modalidade Oral, área Ciências Sociais Aplicadas, nível Técnico. De autoria das estudantes Bruna Grassi Vitcoski e Isabelle de Jesus Lemos, objetiva atuar como facilitador nas relações entre as ONGs e comunidades carentes da região e os alunos e servidores do Campus Osório, identificando necessidades comunitárias que possam ser supridas pela realização do trabalho voluntário - reconhecido como uma importante estratégia para o desenvolvimento de habilidades e competências e formação de vínculos com a comunidade, atendendo as duas necessidades, uma vez que por um lado possibilita aos alunos a aquisição de experiência e o desenvolvimento de habilidades e por outro diminui a escassez de voluntários vivenciada pelas ONGs.

 

> Trabalhos do Campus Osório já estão com participação confirmada em diversos eventos científicos que ocorrem ainda neste mês, entre os quais as Mostras dos campus Feliz (26 a 28) e Restinga (29 e 30) e Salão Ufrgs Jovem (19 a 23). Confira em breve matéria sobre as novas conquistas!

 

 

Galeria

Orientadora acompanhou estudantes na 19ª Feiccom Alunas expositoras do projeto Cine Inclusão foram premiadas no Campus Porto Alegre Estudantes foram premiadas na Mostra do Campus Porto Alegre Estudantes foram credenciados para Mostratec, durante a 19ª Feiccom

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

Rua Santos Dumont, 2127 | Bairro Albatroz | CEP: 95520-000 | Osório/RS

E-mail: comunicacao@osorio.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3601-3500 das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos demais horários, o contato deve ser feito pelo telefone e e-mail dos setores.