Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Processo Seletivo 2016/1: Inscrições até 9 de novembro

Arte divulgação Processo Seletivo 2016/1

 

Segue aberto até o dia 9 de novembro de 2015 o período de inscrições para o Processo Seletivo 2016/1 do IFRS, de ingresso de alunos nos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no Portal de Ingresso, onde estão disponíveis os editais e manuais do candidato. Nas dependências dos campi ofertantes de vagas estão disponíveis computadores para acesso aos candidatos. A taxa custará R$ 35,00 para cursos técnicos e R$ 50,00 para superiores e deve ser paga até 11 de novembro.

Neste processo serão ofertadas mais de 4 mil vagas em diversos campi da instituição localizados em diferentes regiões do Estado. São 101 vagas para ingresso nos cursos de Educação Profissional Técnica Concomitante, 1.070 para cursos de Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio, 1.304 vagas para ingresso nos cursos de Educação Profissional Técnica Subsequente, e 1.599 para os cursos de nível Superior, com início no primeiro semestre de 2016.

O Campus Osório oferece um total de 277 vagas, sendo 120 nos cursos das modalidades Integrado, 55 nos Subsequentes e 102 nos Superiores. Entre as opções, está o novo curso superior, de Licenciatura em Matemática, e o retorno da oferta presencial do curso Técnico em Guia de Turismo, que teve última turma em 2012, e que desde o ano passado passou é ofertado na modalidade a distancia.

As provas ocorrerão no dia 6 de dezembro. O candidato que necessitar de condições especiais para realização, deverá formalizar seu pedido até 9 de novembro.

 

> Enem e Sisu

Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS pode ser utilizando a nota do Enem a partir de 2009. Para isso, no momento da inscrição (que será feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deverá optar por uma das alternativas: ingresso mediante "prova e nota do Enem"; apenas por "nota do Enem"; ou "somente prova". No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2015).

Para os cursos superiores, além do processo seletivo próprio do IFRS a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

 

> Confira abaixo os cursos do Campus Osório com vagas disponibilizadas no Processo Seletivo 2016/1:

- Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio: 60 vagas (Manhã)

- Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio: 60 vagas (Manhã)

- Técnico em Panificação Subsequente ao Ensino Médio: 25 vagas (Vespertino)*

- Técnico em Guia de Turismo Subsequente ao Ensino Médio: 30 vagas (Noite)*

- Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais: 30 vagas (Noite)**

- Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 36 vagas (Noite)**

- Licenciatura em Matemática: 36 vagas (Noite)**

* Vagas: 50% Enem e 50% Exame de Seleção

** Vagas: 50% Sisu e 50% Exame de Seleção

 

> Acompanhe o cronograma:

Inscrições: 13 de outubro a 9 de novembro

Divulgação do resultado de isenção: 29 de outubro

Inscrição isentos: 30 de outubro a 9 de novembro

Data limite para o pagamento do boleto: até 11 de novembro

Divulgação das inscrições homologadas: 20 de novembro

Divulgação dos locais das provas: 30 de novembro

Provas: 6 de dezembro

 

> Saiba mais: ingresso.ifrs.edu.br

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

Rua Santos Dumont, 2127 | Bairro Albatroz | CEP: 95520-000 | Osório/RS

E-mail: comunicacao@osorio.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3601-3500 das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos demais horários, o contato deve ser feito pelo telefone e e-mail dos setores.