Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Cursos ofertados buscam suprir demandas locais do mercado de trabalho

Estudante do curso Técnico em Panificação exibe uma das delícias produzidas em aula

 

Integrado, Subsequente, Superior... Independente da modalidade de curso oferecida pelo Campus Osório, o que a instituição busca, de acordo com o artigo 4º do Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), é "ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional".

As oportunidades de emprego estão por aí, e a qualificação torna-se requisito fundamental na busca de uma vaga no mercado de trabalho. É o que conta Charlon Müller, coordenador da Agência FGTAS/Sine de Osório: "Sempre há oferta, mas a dificuldade está na hora de preencher essas vagas. Acompanhamos a luta de empresários da área de padaria e confeitaria, por exemplo, que geralmente não encontram pessoas capacitadas para manusear os equipamentos e nem com conhecimento necessário para produzir alimentos diferenciados, como as massas folhadas".

O Campus Osório tem atuado com o propósito de transformar essa realidade ao formar, a cada ano, novos profissionais que estão modificando não só as suas vidas e de suas famílias, mas também das comunidades ondem moram. É o caso de André Lopes de Souza, diplomado na primeira turma do curso Técnico em Guia de Turismo, que desde o início do ano é colaborador de uma empresa voltada à realização de atividades de lazer e passeios turísticos em Osório e região. Com mais de 20 anos de atuação no comércio, ele viu no curso uma nova perspectiva: "Era a possibilidade de mudar os rumos da minha vida. Hoje, quatro anos depois de receber meu diploma, digo que valeu muito a pena, pois pude trocar o foco do meu trabalho, que era lidando com doença, em farmácia, pela satisfação e pela alegria de apresentar as belezas do nosso município".

Fabrícia Ferreira, estudante do curso Técnico em Panificação, vê também sua vida ser transformada pelas teorias e práticas aprendidas em sala de aula. Ela é proprietária a quatro anos de uma padaria no centro de Tramandaí, mas ficava na dependência de uma familiar para oferecer os seus clientes outras opções de pães, além do tradicional pão francês (cacetinho). "Como eu tinha formação somente na área da confeitaria, focava minha produção em salgados e doces. Minha tia fazia os pães caseiros que colocávamos para venda, mas nem sempre ela tinha disponibilidade para produzir. Hoje mudou tudo! Aprendi várias receitas de produtos de panificação e a utilizar corretamente os insumos. E o melhor é que os clientes aprovaram!" - conta satisfeita.

Mas como a vida é feita de escolhas e, consequentemente mudanças, há quem estava estabilizado no mercado de trabalho, mas resolveu dar uma guinada na vida. Cláudia Pelissoli é um exemplo disso. Ela e o esposo Sidnei mantinham há mais de 25 anos uma padaria em Osório e decidiram que em breve alugariam o ponto com o objetivo de "desacelerar" e ter os finais de semana livres. Como não queria ficar em casa, sua primeira atitude foi voltar à sala de aula, mas nem ela imaginava que iria tão longe em pouco tempo: "Fazia mais de 20 anos que eu não estudava, mas em 2010 me matriculei no Campus Osório, no curso Técnico em Administração. Logo que fui diplomada, ingressei no curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais e, ainda no último ano da faculdade fiz meu primeiro concurso público para nível superior. Meses depois de colar grau fui chamada para vaga, e hoje sou funcionária pública no Campus Osório, cursando a pós-graduação oferecida na instituição, em Educação Básica Profissional".

As opções de área de atuação são muitas na região do litoral norte. Por isso, além dos cursos já citados, o Campus Osório oferece também, por meio do Processo Seletivo 2016/1, outros cursos de nível médio e superior, como por exemplo, a nova Licenciatura em Matemática. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de novembro de 2015, exclusivamente pela internet, no Portal de Ingresso, onde estão disponíveis os editais e manuais do candidato. A taxa de inscrição custa R$ 35,00 para cursos técnicos e R$ 50,00 para superiores, e deve ser paga até 11 de novembro. As provas ocorrerão no dia 6 de dezembro. O candidato que necessitar de condições especiais para realização, deverá formalizar seu pedido até 9 de novembro.

Neste processo seletivo serão ofertadas mais de 4 mil vagas em diversos campi do IFRS, localizados em diferentes regiões do Estado, para ingresso no primeiro semestre de 2016. O Campus Osório oferece um total de 277 vagas, sendo 120 nos cursos das modalidades Integrado, 55 nos Subsequentes e 102 nos Superiores. Conheça abaixo as opções de cursos, faça sua inscrição e comece a reescrever a história da sua vida!

 

- Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio: 60 vagas (Manhã)

- Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio: 60 vagas (Manhã)

- Técnico em Panificação Subsequente ao Ensino Médio: 25 vagas (Vespertino)*

- Técnico em Guia de Turismo Subsequente ao Ensino Médio: 30 vagas (Noite)*

- Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais: 30 vagas (Noite)**

- Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 36 vagas (Noite)**

- Licenciatura em Matemática: 36 vagas (Noite)**

* Vagas: 50% Enem e 50% Exame de Seleção

** Vagas: 50% Sisu e 50% Exame de Seleção

 

> Enem e Sisu

Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS pode ser utilizando a nota do Enem a partir de 2009. Para isso, no momento da inscrição (que será feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deverá optar por uma das alternativas: ingresso mediante "prova e nota do Enem"; apenas por "nota do Enem"; ou "somente prova". No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2015).

Para os cursos superiores, além do processo seletivo próprio do IFRS a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

 

> Acompanhe o cronograma:

Inscrições: 13 de outubro a 9 de novembro

Data limite para o pagamento do boleto: até 11 de novembro

Divulgação das inscrições homologadas: 20 de novembro

Divulgação dos locais das provas: 30 de novembro

Provas: 6 de dezembro

 

> Saiba mais: ingresso.ifrs.edu.br

 

Galeria

Egresso do curso Técnico em Guia de Turismo atua na área desde o ano passado De aluna egressa a funcionária pública com curso superior e, em breve com pós-graduação

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

Rua Santos Dumont, 2127 | Bairro Albatroz | CEP: 95520-000 | Osório/RS

E-mail: comunicacao@osorio.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3601-3500 das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos demais horários, o contato deve ser feito pelo telefone e e-mail dos setores.