Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus Osório recebe sete premiações no Sict, Semex e Semept

Sete projetos receberam reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos

> Confira o boletim com a cobertura especial dos eventos

 

Em clima de comemoração, chegaram ao fim na tarde de quarta-feira, 18 de novembro de 2015, os maiores eventos de ensino, pesquisa e extensão do IFRS. A cerimônia de encerramento foi marcada pela entrega de certificados aos trabalhos considerados destaques e por falas que ressaltaram a qualidade dos trabalhos apresentados e agradecimentos aos servidores que se dedicaram para que os eventos acontecessem.

Durante três dias, de 16 a 18 de novembro, mais de 800 estudantes e servidores estiveram reunidos para apresentar ou prestigiar a apresentação de quase 500 trabalhos. O 4º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict), o 3º Seminário de Extensão (Semex), o 2º Seminário de Ensino (Semept), a 3ª Mostra de Robótica e a 2ª Mostra Cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) ocorreram em Bento Gonçalves, no Dall'Onder Grande Hotel.

"É uma satisfação e um orgulho fazer parte desta instituição, de ter colegas com capacidade de fazer eventos como estes e de ver o que somos capazes de fazer com excelente nível no ensino, na pequisa, na extensão, na cultura e no esporte", salientou o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Osvaldo Casares, representando a reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza.

O pró-reitor de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo, destacou: "Vivemos três dias intensos de ensino, pesquisa, extensão, cultura, ciência, tecnologia, teatro e música. Tudo isso faz parte da educação integral que estamos construindo no IFRS". A pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos, complementou: "Esse diferencial na formação será reconhecido quando vocês estiverem fora do IFRS. Os professores e técnicos da instituição estão nos levando à condição de um dos melhores IFs do país."

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), Júlio Xandro Heck, frisou a avaliação externa positiva dos eventos realizada pela comissão de avaliadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) presente. "É muito bom ouvirmos de pessoas de fora que temos feito coisas aqui com as quais as universidade poderiam aprender, que estamos olhando para as comunidades, buscando o desenvolvimento das comunidades perto dos campi."

Também fizeram parte da mesa de autoridades a pró-reitora adjunta de Proppi e coordenadora do 4º sict e 3ª Mostra de Robótica, Clarice Monteiro Escott; o pró-reitor adjunto de Extensão e coordenador do 3º Semex, Getulio Jorge Stefanello Junior; o diretor do Departamento de Ensino e coordenador do 2º Semept, Rodrigo Ernesto Schröer; e a diretora de Extensão e coordenadora da 2ª Mostra Cultural, Josiane Roberta Krebs.

 

Destaques

Do Semex, foram entregues certificados de destaque para trabalhos das áreas temáticas: meio ambiente; comunicação; saúde; trabalho; educação; cultura; e tecnologia e produção. Do Sict, foram destacados trabalhos de ensino superior e ensino técnico nas áreas temáticas: ciências agrárias; ciências exatas e da terra; ciências sociais aplicadas; ciências humanas; ciências da saúde; engenharias; e multidisciplinar.

O Campus Osório participou com 74 alunos, que apresentaram 21 projetos de extensão, 16 de pesquisa, 11 de ensino, além do espetáculo 'Um pouquinho de Brasil iáiá', na noite de terça-feira, e da Banda Polisenso na tarde de quarta-feira. Foram destaques os seguintes trabalhos:

 

3º Semex:

  • O impacto de oficinas de panificação em uma turma da APAE Osório. Bolsista: Ana Paula Wagner Steinmetz. Orientadora: Flávia Twardowski. Área temática: Educação

 

4º Sict:

  • Desenvolvimento de Produto de Panificação para Celíacos: Nova Abordagem para o Enriquecimento em Fibras Utilizando Resíduos Agroindustriais. Bolsista: Alessandro Hippler Roque. Orientadora: Flávia Twardowski. Área temática: Ciências Agrárias
  • Banco de dados de fungos filamentosos: ferramenta eficiente de rápido e fácil acesso. Bolsista: Mariana Severo Debastiani. Orientadora: Heloísa Gonçalves. Área temática: Ciências Biológicas
  • Aplicação do extrato de Yacon em produtos de panificação como substituto de edulcorantes. Bolsista: Andrey Silva Morawski. Orientadora: Flávia Twardowski. Área temática: Ciências da Saúde.
  • Produção de um complemento alimentar de batata doce (Ipomoea batatas). Bolsista: Nicole Rita Perera Ribeiro. Orientadora: Flávia Twardowski. Área temática: Ciências da Saúde.
  • Imprensa e Fotografia: História das instituições de ensino na cidade de Osório - RS. Bolsista: Samirah Corrêa Sessim. Orientadora: Maria Augusta Martiarena. Área temática: Ciências Humanas.
  • Utilização do subproduto de açaí de juçara para promoção de impactos ambientais, econômicos e sociais positivos. Bolsista: Maria Eduarda Santos de Almeida. Orientadora: Flávia Twardowski. Área temática: Multidisciplinar.

 

> Confira a lista de todos trabalhos que receberam destaque no 4º Sict e no 3º Semex.

 

> Veja outras matérias relacionadas ao evento:

Aberto maior evento de ensino, pesquisa e extensão do IFRS

Multiplicação de conhecimentos na Mostra Robótica e na Cultural

Sict, Semex e Semept: Estudantes e servidores do Campus Osório participam do maior evento do IFRS

Galeria

Orientadores acompanharam seus bolsistas durante o evento Alunos apesentaram seus trabalhos durante o evento Estudantes receberam elogios da comunidade interna e externa do IFRS Estudantes receberam elogios da comunidade interna e externa do IFRS Projeto Miniempresa expandiu seus horizontes Encerramento foi emocionante a todos os participantes Alunos puderam apresentar seus trabalhos aos participantes do evento Alunos puderam apresentar seus trabalhos aos participantes do evento Alguns projetos receberam reconhecimento Alunos receberam elogios do público Alunos receberam elogios do público Ao longo dos três dias muitos conhecimentos foram compartilhados Toda crítica construtiva foi bem vinda dos avaliadores A semana foi dedicada ao compartilhamento de saberes Comunidade interna e externa pode prestigiar as apresentações Estudantes compartilharam suas pesquisas durante o evento Projeto de música foi divulgado aos ouvintes Alunos empolgados apresentaram seus projetos Alunos empolgados apresentaram seus projetos Três dias marcados por muita aprendizagem Três dias marcados por muita aprendizagem Alunos se dedicaram nas apresentações Banda Polisenso marcou o último dia com muita alegria Evento movimentou servidores e alunos durante três dias

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

Rua Santos Dumont, 2127 | Bairro Albatroz | CEP: 95520-000 | Osório/RS

E-mail: comunicacao@osorio.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3601-3500 das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos demais horários, o contato deve ser feito pelo telefone e e-mail dos setores.