Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Artesãs serão certificadas pela FGTAS no Programa Gaúcho de Artesanato

No dia 3 de maio, às 15h, no IFRS - Campus Osório, será realizada a certificação do Programa Gaúcho de Artesanato, para as artesãs participantes do projeto Artesanato Solidário, a fim de obterem a Carteira do Artesão. A certificação é feita pela FGTAS (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social), vinculada à Secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social do Governo do Estado.

De acordo com a FGTAS, o cadastramento permite ao artesão o reconhecimento como profissional autônomo, possibilitando-lhe contribuir para a Previdência Social e emitir notas fiscais de suas vendas, com a isenção do ICMS, obter declaração de rendimentos, participar de exposições, feiras e eventos no Brasil e no exterior.

Para obter a Carteira é preciso:

Recolher e apresentar taxa de serviço no valor de R$ 22,00 (vinte e dois reais) paga em qualquer agência do Banrisul para crédito da Agência 0100 CC nº 03274137-0-7;

Apresentar e anexar uma foto 3x4 atualizada e sem rasuras;

Fotocópias da Carteira de Identidade, do CIC ou CPF e do comprovante de residência (mesmo não estando em seu nome);

Apresentar três peças prontas de cada matéria-prima/ técnica a ser cadastrada

Elaborar uma peça artesanal (teste de habilidade) por matéria-prima/técnica a ser cadastrada, diante de funcionários da FGTAS treinadas para essa finalidade.

Com isto, o artesão deverá comparecer no IFRS - Campus Osório, às 15h do dia 03/05 (terça-feira), para que encaminhe sua Carteira.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

Rua Santos Dumont, 2127 | Bairro Albatroz | CEP: 95520-000 | Osório/RS

E-mail: comunicacao@osorio.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3601-3500 das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos demais horários, o contato deve ser feito pelo telefone e e-mail dos setores.