Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus Osório vence o SAP Innomarathon JR

Estudandes IFRS Campus Osório

Os estudantes do ensino médio do Campus Osório do IFRS venceram a SAP Innomarathon JR. Nos dias 9 e 10 de junho de 2018, 12 alunos representaram o Campus no projeto, que ocorreu na sede da Unisinos, em São Leopoldo. Coordenadas pelo professor Bruno Fernandes, as duas equipes também receberam o apoio do professor Roger Urdargarin.

A principal questão que os participantes tiveram que responder foi: "Como você pode atingir os objetivos sustentáveis da ONU utilizando tecnologia SAP?" Esta questão tende a direcionar os estudantes a pensarem sobre os problemas encontrados na sociedade e como a utilização de tecnologia pode combatê-los, com um propósito. Na ocasião, foi utilizado um modelo adaptado de Hackathon (maratona de programação).

O projeto ocorreu simultaneamente em quatro diferentes países: Brasil, México, Chile e Peru, e funcionários da SAP estiveram presentes e serviram como "coaches" dos grupos para tirar dúvidas, além de incitar questionamentos que ajudaram no desenvolvimento das ideias.

Ao final do segundo dia, os grupos apresentaram suas ideias a um corpo de jurados da SAP e a equipe anycubic(); foi declarada a vencedora entre as 6 equipes locais do Brasil. Posteriormente, as equipes vencedoras de cada país fizeram suas apresentações através videoconferência para os outros países. Um corpo de jurados da SAP, localizados nos 4 países, votou no melhor projeto. A equipe do Brasil (anycubic();) e a do Peru foram consideradas vencedoras pois houve um empate na pontuação final, e as duas receberam o prêmio, que consiste em uma impressora 3D para a escola vencedora e 250 euros para cada membro da equipe.

Segundo o professor Bruno, "Para os alunos, foi uma experiência fantástica de trabalho em grupo com o objetivo de resolver um problema. Além disso, os alunos puderam discutir suas ideias de igual para igual com os funcionários da SAP, sendo essa interação muito enriquecedora".

 

O que é a SAP Innomarathon JR?

É um projeto desenvolvido pelo time de responsabilidade social da SAP Labs Latin America que fica localizado dentro da Unisinos. O SAP Innomarathon JR é uma nova iniciativa que ocorreu simultaneamente em 4 países dentro dos SAP Next-Gen Hubs.

 

Conheça os projetos das duas equipes:

Equipe CodePlay:

A ideia do projeto do grupo codePlay tem como objetivo facilitar o processo de plantio e o cultivo, principalmente em comunidades carentes, utilizando como ferramentas para seu funcionamento as tecnologias da empresa SAP, que fornece funcionalidades que vão desde trabalhar com Big Data, fazer a analise destes dados e aplicar métodos de machine learning. O projeto em si funcionaria com a criação de um banco de dados com informações que facilitariam o cultivo e o preparo da terra, como também a recuperação da mesma quando em estado precário. Este banco de dados seria inicialmente composto de dados já existentes em fontes conhecidas, mas com o passar do tempo ele seria gradativamente melhorado por meio de novas amostras e principalmente por analise e compreensão (Via machine learning) de resultados fornecidos pelo agricultor.

 

Equipe Anycubic ( );

Biodigestor inteligente: com embasamento em um trabalho que já é desenvolvido no IFRS por um dos integrantes, os estudantes idealizaram o biodigestor inteligente, que utilizaria das tecnologias disponibilizadas pela SAP para resolver a questão energética apontada pela ONU como item 07 para um maior desenvolvimento mundial. O Biodigestor Inteligente contaria com tecnologia IoT, Analitics, Análise Preditiva e Blockchain para garantir o manejo seguro por parte do pequeno produtor, assim como a autonomia da máquina sobre a produção de energia. Deste modo, o Biodigestor Inteligente é uma ferramenta cidadã, vista a inclusão digital e o impacto social da geração de energia de forma otimizada ocasionados por ele.

 

Os seguintes alunos compuseram as equipes:

Equipe anycubic();:

Luiz Gabriel Rebechi - 201 Info

Rafael Guasselli Lopes - 201 Info

Bruno Gambim - 401 Info

Eduardo Vargas Howes de Mesquita - 202 ADM

Pedro Lucas - 202 ADM

Camille Galimberte - 401 Info

 

Equipe CodePlay:

José Ferreira - 302 Info

Gustavo Messagi - 302 Info

Arthur de Lara Machado - 302 Info

Morghana Rosa - 302 Info

Nycolas da Silva Teixeira - 302 Info

Christian - 301 Info

Galeria

Estudandes IFRS Campus Osório Estudandes IFRS Campus Osório Estudandes IFRS Campus Osório Estudandes IFRS Campus Osório

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

Rua Santos Dumont, 2127 | Bairro Albatroz | CEP: 95520-000 | Osório/RS

E-mail: comunicacao@osorio.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3601-3500 das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos demais horários, o contato deve ser feito pelo telefone e e-mail dos setores.