Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Projeto "Meninas na Ciência" reúne estudantes da Rede Federal para desenvolver protótipos que auxiliem nas aulas do Ensino Médio

Meninas na Ciência

Produzir protótipos de experimentos ou equipamentos que poderão ser utilizados em aulas do ensino médio, nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia. Esse será o desafio de 41 alunas de cursos técnicos e superiores de todo o Brasil. Elas estarão reunidas no Desafio de Projetos "Meninas na Ciência", que acontecerá de 7 a 11 de agosto, dentro do ConectaIF 2018, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília-DF.

As estudantes - que têm entre 17 e 26 anos de idade - vêm de todos os estados do país. A atividade contará com uma aluna representante de cada uma das 41 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Juliana Davoglio Estradioto, do curso Técnico em Administração do Campus Osório, representará o IFRS. Juliana recebeu medalha de ouro na Genius Olympiad, que ocorreu nos Estados Unidos em julho deste ano (leia mais), e conquistou uma bolsa de estudos para a Universidade do Arizona com o trabalho apresentado na Intel ISEF, também nos Estados Unidos, no mês de maio (confira a matéria), entre outras premiações por seus trabalhos de pesquisa.

A coordenadora do desafio, a pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Brasília (IFB), Luciana Massukado, conta que o Desafio pretende, também, colaborar com três Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 estipulada pela ONU e com duas metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que envolvem Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero e Redução de Desigualdades.

"A proposta também é buscar outras formas de incentivar a presença do sexo feminino na ciência e tecnologia, transformando o conceito em prática. No âmbito social, a importância de qualquer projeto de educação, ciência ou tecnologia voltada para meninas significa contribuir para reduzir ou minimizar a violência contra a mulher, pois meninas que estão na escola, além de terem acesso ao conhecimento, têm também diminuída a possibilidade de sofrer algum tipo de violência doméstica", explica Massukado.

 

O Desafio

As 41 estudantes desembarcam na Capital Federal na próxima segunda-feira, 6 de agosto. As atividades do Desafio começam às 9h da terça-feira, 7, e acontecerão diariamente, das 9h às 18h, sempre em um espaço construído especialmente para o projeto, dentro do ConectaIF 2018, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A apresentação dos protótipos acontecerá na sexta-feira, 10 de agosto.

As meninas serão divididas em quatro equipes, representando os conteúdos de Matemática, Física, Química e Biologia. O objetivo do Desafio de Projetos é que ao final as estudantes tenham produzido um ou mais protótipos de experimentos ou equipamentos para utilização em laboratórios para estudantes do ensino médio.

O Desafio de Projetos não será uma competição. No entanto, a equipe organizadora e os mentores irão selecionar cinco alunas (uma de cada região do país) para voltar a Brasília em outubro para apresentar os resultados do projeto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que, neste ano, terá como tema "Ciência para redução das desigualdades".

O Desafio de Projetos "Meninas na Ciência" é um projeto de pesquisa financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

ConectaIF 2018

O ConectaIF é um evento organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), que fortalece a relação entre a instituição e o mundo do trabalho. No evento, pessoas de diferentes áreas de atuação podem conversar, trabalhar em conjunto, demonstrar seu potencial e fechar parcerias, englobando a difusão de conhecimento com a participação efetiva de pesquisadores, professores e alunos, gestores, empresários, instituições parceiras e público visitante.

O ConectaIF é um evento aberto e gratuito, que reúne, em um só local, of­icinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, desafi­os, palestras, competições, feiras, exposições e resultados de pesquisas.

 

Quer saber mais? Acesse: conectaif.ifb.edu.br.

 

Texto: Comunicação do Instituto Federal de Brasília (IFB) ? com adaptações. Imagem: Comunicação do IFB.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

Rua Santos Dumont, 2127 | Bairro Albatroz | CEP: 95520-000 | Osório/RS

E-mail: comunicacao@osorio.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3601-3500 das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos demais horários, o contato deve ser feito pelo telefone e e-mail dos setores.