Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Pesquisas do Campus Osório são premiadas na Mostratec

Estudante Vanessa recebe a premiação no palco do evento enquanto segura a bandeira do IFRS.

 

O IFRS - Campus Osório conquistou quatro premiações na 33ª Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada pela Fundação Liberato, de 22 a 26 de outubro de 2018, na cidade de Novo Hamburgo. Entre os prêmios, está o convite para representar o Brasil na "Stockholm International Youth Science Seminar (SIYSS)", em Estocolmo, na Suécia, em dezembro de 2019, e o credenciamento para 'Genius Olympiad', em Nova Iorque (EUA), em junho do próximo ano.

Com o projeto "Biossíntese de polímero utilizando o resíduo agroindustrial da noz macadâmia", a estudante Juliana Estradioto recebeu 1º lugar em Gerenciamento do Meio Ambiente e o Destaque Mostratec 2018 - que permite à estudante representar o Brasil no SIYSS - Seminário Internacional de Ciências Juvenis de Estocolmo. Este evento reúne anualmente 25 dos maiores jovens cientistas do mundo para um programa exclusivo de ciência e cultura na semana da solenidade do Prêmio Nobel, oportunizando conhecer os laureados, participar do jantar Nobel Banquet e visitar as empresas de ciência e tecnologia suecas, além de locais de importância cultural. Ademais, durante a semana os estudantes apresentam suas pesquisas para estudantes suecos do ensino médio e universitário.

Julia Destro e Vanessa da Rosa receberam 2º lugar em Ciências Ambientais pela pesquisa "Qualidade ambiental das areias de praia do litoral norte gaúcho" e o credenciamento para participar da Genius Olympiad em Nova Iorque - Estados Unidos. Este é o segundo ano consecutivo que um aluno do Campus Osório conquista o credenciamento para a Olimpíada. Em março de 2019, a Genius receberá mais de 1.400 participantes de 75 países e 39 estados.

Os diretores de Pesquisa e de Extensão, Cláudius Jardel Soares e Flávia Twardowski, respectivamente, acompanharam a delegação até a Mostra. "A Mostratec é um dos principais eventos educacionais do Brasil. As nossas alunas finalistas tiveram a possibilidade de se integrar com alunos de outras instituições de ensino nacionais e internacionais, pois lá há projetos de pesquisa das mais diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica. É uma experiência única para essas jovens, que retornam ao campus repletas de ideias para darem continuidade em suas pesquisas ou com novos projetos", relatou Cláudius.

Também participaram da Mostratec as estudantes Milena Braga com o projeto "Resgatando protagonismos no IFRS - Campus Osório: as práticas reguladoras do gênero como agentes na identidade das mulheres no campo da informática", sob orientação de Kahtlen de Oliveira e coorientação de Bruna da Rosa; Ana Clara Jardim com a pesquisa "Estudos acerca das variações linguísticas de Língua Brasileira de Sinais no Litoral Norte Gaúcho", orientado por Aline Dubal e coorientado por Ingrid Caseira; e a aluna Morghana da Rosa, com o projeto "Banco de dados no auxílio da identificação de exossomas produzidos em casos de Alzheimer", sob orientação de Flávia Twardowski.

 

Sobre a Mostratec

Esse ano, a Mostratec, maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul, teve a participação de 640 projetos de pesquisa, dos quais 420 apresentados por estudantes do ensino médio e ensino médio técnico e 220 da educação infantil ao ensino fundamental. Estiveram presentes no evento jovens de 22 países, somando 80 trabalhos internacionais. Junto à programação da Mostratec ocorreu o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET), a Mostratec Júnior, a Mostra de Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

 

Fotos: Vinícius Hans/Comunicação Liberato

Galeria

Delegação na 33ª Mostratec Juliana recebendo o credenciamento no palco Vanessa recebendo a premiação no palco Professores Flávia e Cláudius

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

Rua Santos Dumont, 2127 | Bairro Albatroz | CEP: 95520-000 | Osório/RS

E-mail: comunicacao@osorio.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3601-3500 das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos demais horários, o contato deve ser feito pelo telefone e e-mail dos setores.