Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Campus Osório abre espaço para falar sobre o assédio nas organizações

Palestrantes no palco e o público aparecendo atrás

 

O evento "Opressões Silenciosas: Precisamos falar sobre assédio moral e sexual nas organizações" reuniu cerca de 120 pessoas na noite de 29 de outubro de 2018, no Auditório do IFRS - Campus Osório. O palestrante convidado foi o professor doutor Sidinei Rocha de Oliveira, pesquisador dos temas mercado de trabalho e carreira.

Sidinei abordou os aspectos legais, bem como conceitos, características e diferenças a respeito do assédio moral e do assédio sexual e esclareceu dúvidas da plateia. Na palestra foi ressaltada a importância do auxílio e da proteção a quem sofre assédios e a necessidade de denunciar tais opressões, por vezes, silenciosas.

Fernanda Dalpiaz, graduanda em Tecnologia em Processos Gerenciais, destacou a importância de esclarecer dúvidas, pois por se tratar de um assunto um tanto polêmico e delicado, a maioria não sabe como (re)agir. Para Gabriela Hahn, graduanda em Licenciatura em Letras: "Além de uma palestra, o evento se tornou um grande debate, proporcionando assim uma maior troca de conhecimentos e de aprendizagem".

A atividade foi organizada pela professora Aline Mendonça Fraga - coordenadora do projeto Gênero e Sexualidade nas Organizações, em conjunto com as alunas bolsistas Gabriela Hahn, Fernanda Dalpiaz, Barbara Amorim e Nauriene Silveira e com apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs).

O evento teve por objetivo abrir espaço para discussão e conscientização sobre a questão dos assédios nos espaços de trabalho e foi organizado em consonância com a campanha #IssoMeDizRespeito do IFRS. Essa campanha alerta e manifesta o repúdio a todo e qualquer tipo de assédio e preconceito, seja contra quem for, ocorra onde quer que seja, em qualquer tempo.

"Qualquer espaço de trabalho saudável tem como princípio basilar o respeito. A construção de uma imagem de seriedade, de respeitabilidade e de confiança, tão buscada por qualquer tipo de organização, se fundamenta na prática e reflexão desses valores materializados no cotidiano", afirmou Aline. Ao final do evento, a professora Aline destacou o papel do Nepgs para acolher estudantes que estejam vivenciado situações de assédio.

Galeria

Foto do auditório cheio durante a palestra Participante da palestra falando ao microfone Sidinei no palco palestrando Servidores e palestrante posando em foto juntos no palco Fernanda e Gabriela posando com o palestrante

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

Rua Santos Dumont, 2127 | Bairro Albatroz | CEP: 95520-000 | Osório/RS

E-mail: comunicacao@osorio.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3601-3500 das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos demais horários, o contato deve ser feito pelo telefone e e-mail dos setores.