Informações da página

Você está em: Página Inicial > Pesquisa e Inovação > Projetos

Início do conteúdo

2017

Arquivo Histórico Antonio Stenzel Filho: imprensa e história

Resumo da Proposta:

Tendo em vista a relevância da imprensa como fonte de pesquisa para a História e História da Educação, bem como pela existência de poucos trabalhos que versem sobre as obras constantes no Arquivo Histórico Antonio Stenzel Filho, a presente pesquisa dedica-se aos jornais presentes no referido acervo. Destaca-se que esse arquivo, que responde à Assessoria de Cultura da Prefeitura Municipal de Osório, possui importância para toda a região do Litoral Norte gaúcho. Além disso, o mesmo já é utilizado como espaço de investigação por outros projetos coordenados por esta pesquisadora. Entende-se, então, que há um compromisso da mesma em gerar um produto acadêmico que possibilite, ao mesmo tempo, a organização e divulgação do mesmo. Nesse sentido, o objetivo do projeto proposto reside na elaboração de um catálogo dos jornais presentes no acervo do Arquivo Histórico Antonio Stenzel Filho. Ainda que o acervo conte com outras modalidades de periódicos, optou-se por realizar um catálogo apenas dos jornais, pois estes constituem-se na maioria das obras que integram o acervo e pelo fato de que era necessário estipular um recorte específico, para que tanto os bolsistas envolvidos, como a coordenadora do projeto, conseguissem atingir o objetivo e realizar o desenvolvimento de um produto de qualidade. Salienta-se que o catálogo, além de versar sobre que obras constam no acervo, também propõe-se à compreensão da imprensa como fonte de pesquisa para a História e História da Educação, bem como serve para a divulgação do Arquivo Histórico Antonio Stenzel Filho.

Coordenador: Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Discentes: Daniele dos Santos Aliardi, Clarice Maria de Souza Portela Germann Teixeira

 

História e memória da educação profissional: Escola Maria Theresa Vilanova Castilhos - Polivalente, Osório-RS

Resumo da Proposta:

Desde 2012, desenvolve-se uma pesquisa referente à história das instituições educacionais e seus acervos escolares. No ano de 2016, a mesma foi dedicada à digitalização do acervo fotográfico da Escola Maria Theresa Villanova Castilhos - Escola Polivalente. Essa instituição possui características peculiares tendo em vista que sua fundação ocorreu durante a Ditadura Militar, no bojo dos acordos entre o Ministério da Educação e a Agência Internacional de Desenvolvimento (MEC-USAID), os quais visavam formar mão de obra pouco onerosa, em nível de primeiro grau (denominação equivalente ao Ensino Fundamental no período anteriormente mencionado). Em 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases atual, as disciplinas técnicas foram extintas. Dessa forma, objetiva-se produzir um material impresso referente à história da instituição objeto da investigação proposta, notadamente relacionado à caracterização do acervo fotográfico da mesma, entre 1974 e 1996, respectivamente, sua fundação e promulgação da LDB.Entende-se que o estudo da história e memória de uma instituição de educação profissional contribui para a compreensão do papel do próprio IFRS enquanto órgão formador dessa forma de ensino. Além disso, a realização de estudos sobre a região em que os campi se encontram inseridos, faz parte do compromisso social do IF com esses locais. Com relação aos referenciais teórico-metodológicos, a pesquisa proposta delineia-se a partir da História da Educação, notadamente da Educação Profissional. Destaca-se que fotografia, memória fotográfica e acervos constituem-se em categorias relevantes para esta investigação.

Coordenador: Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Discentes: Taís Silva da Silva

 

Produção mais limpa no aproveitamento integral de culturas cultivadas no litoral norte gaúcho

Resumo da Proposta:

A diminuição de resíduos e emissões é um dos preceitos utilizados na produção mais limpa, os quais podem ser aplicados diretamente no aproveitamento integral dos alimentos. Por isso, a agregação de valor a esses produtos é de interesse econômico, social e ambiental. No entanto é necessário que sejam desenvolvidos estudos para que a utilização desses resíduos seja eficiente, econômica e segura. Neste contexto, o aproveitamento integral de produtos cultivados no litoral norte gaúcho é capaz de trazer benefícios econômicos aos produtores, uma vez que favorece um menor desperdício do que é produzido, além de diminuir o impacto desses sobre o meio ambiente. Portanto, o objetivo geral deste projeto é aproveitar integralmente o que é cultivado e processado pelos produtores rurais da região do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, este projeto realizará o estudo dos resíduos oriundos da casca do maracujá cultivado e processado nas agroindústrias locais para a elaboração de um filme plástico biodegradável.

Coordenador: Flávia Santos Twardowski Pinto

Discentes: Juliana Davoglio Estradioto

 

Corpus TecEM - Construção de um corpus de textos escritos por alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

Resumo da Proposta:

Considerando a centralidade do texto nas aulas de Língua Portuguesa, alguns professores buscam guardar os textos de seus alunos, seja para o planejamento de aulas futuras, seja para a realização de pesquisas. Diante disso, onde armazenar as produções textuais? Como encontrar nos textos elementos a serem analisados? Como identificar as dificuldades mais comuns? Em face a essas interrogações, a Linguística de Corpus (LdC) apresenta-se como uma alternativa plausível. Este projeto objetiva construir o Corpus TecEM, composto de textos escritos por alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (o primeiro no contexto brasileiro com essas características). Justifica-se o interesse nas produções desses alunos com o fato de o contexto tecnológico ser um espaço recente de estudos, que se fortaleceu com a expansão dos IFs. Além da compilação dos textos, objetiva-se a sua disponibilização online, assim como de ferramentas de consulta ao corpus, para que professores e/ou pesquisadores possam ter acesso a esses dados. Para tanto, faze-se necessário estabelecer os critérios para a organização dos dados linguísticos textuais coletados e organizar os textos de acordo com tal critérios. Esta pesquisa está inserida no quadro teórico da LdC, que está alinhada a um quadro conceitual formado por uma abordagem empirista e uma visão da linguagem como sistema probabilístico. Ao final do projeto, espera-se ter disponibilizado à comunidade acadêmica uma base de dados rica e criteriosa para futuras pesquisas, contribuindo tanto para o desenvolvimento teórico quanto para a proposição de novas práticas de ensino de Língua Portuguesa.

Coordenador: Maitê Moraes Gil

Discentes: Bruno Corrêa de Almeida, Vitor Angelo dos Santos Gouvea, Luana Silva Garcia, Julia Ferri Pinto, Pedro de Andrade Santos.

 

INGLÊS PARA GESTÃO E NEGÓCIOS: ATIVIDADES PARA CONSOLIDAÇÃO DE VOCABULÁRIO

Resumo da Proposta:

Propiciar a aquisição de vocabulário técnico é um dos principais objetivos a ser atingido em um curso de Inglês para Fins Específicos (IFE). Os estudantes precisam aprender os itens lexicais que são usados com mais frequência na comunicação oral e escrita por profissionais que atuam na sua área de interesse. Considerando que os professores de cursos de ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/IFRS não dispõem de material adequado para o ensino de inglês na área de Gestão e Negócios, propomos um estudo para selecionar os itens a serem ensinados e para elaborar atividades que possibilitem a consolidação dos mesmos. O trabalho será desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa consiste na seleção dos termos essenciais da área em foco e posterior organização em tópicos do vocabulário verificado. A segunda etapa abrange a coleta de modelos de atividades para desenvolvimento de vocabulário (impressos e online), a preparação de atividades para fixação dos itens lexicais elencados na primeira etapa e a testagem das atividades com grupos de alunos do curso médio integrado Técnico em Administração do IFRS - Campus Osório.

Coordenador: Isabel Cristina Tedesco Selistre

Discentes: Ana Luiza Herber Beckel

 

Desenvolvimento de um protótipo portátil para determinação de lactose no leite

Resumo da Proposta:

No brasil a busca por laticínios é crescente, no qual demandou 35,17 bilhões de litros de leite em 2014. Nesta circunstância, o leite e o seu açúcar natural, a lactose, entram em evidência, devido a distúrbios digestivos cada vez mais recorrentes em uma grande parcela da população. Atualmente, a intolerância a lactose, atinge cerca de 75% da população mundial e até 67% da população brasileira. Entretanto, o mercado se apresenta omisso de informações específicas nos rótulos de seus produtos para o grupo de intolerantes a lactose, em consequência da Portaria SVS/MS nº 29, de 13 de janeiro de 1998, no qual ampara apenas as alergias alimentares, desqualificando as reações acometidas pelas intolerâncias. É de responsabilidade comum a todas instâncias governamentais, assegurar o direito a uma alimentação adequada a toda à população, uma vez que a lei não respalda a população intolerante. Por isso, busca-se desenvolver um protótipo portátil de identificação de lactose em produtos lácteos líquidos. Na primeira etapa será realizada uma pesquisa bibliográfica acerca da procura de solventes capazes de eluir esses monossacarídeos em cromatografia de papel. Na segunda etapa serão realizados testes em cromatografia em papel. Na terceira etapa será realizada a adsorção de enzimas em papel. O mecanismo que será desenvolvido ajudará a proporcionar uma dieta controlada em relação à lactose, auxiliando na redução e prevenção dos sintomas causados devido à intolerância a este dissacarídeo, aumentando a qualidade de vida dos consumidores, uma vez que informará se o produto possui lactose no momento do consumo.

Coordenador: Flávia Santos Twardowski Pinto

Discentes: Julia de Oliveira

 

Utilização do mexilhão dourado na produção de argamassa

Resumo da Proposta:

Este projeto foi criado com base na busca da resolução para o problema de que o mexilhão dourado (Limnoperna fortunei) acaba se espalhando e deteriorando canos de esgotos, popas de barcos e destruindo o ambiente em que se fixa, além de não possuir descarte adequado. O Mexilhão Dourado é uma espécie invasora de molusco bivalve, vinda do continente Asiático, sem predadores naturais em nosso território, o que gera uma falta de utilidade biológica e grande proliferação. O objetivo do projeto é utilizar a concha desse mexilhão como substituto da areia na produção de argamassas para construções diminuindo ainda.

Coordenador: Flávia Santos Twardowski Pinto

Discentes: Natália de Matos Dariva, Pedro Ferreira Pintanel

 

Aprendendo a escriturar através de metodologias ativas

Resumo da Proposta:

O projeto visa melhorar o processo de ensino e aprendizagem das aulas de contabilidade tornando-as mais atrativas e interativas e tem como objetivo principal verificar se a adoção de metodologias ativas de ensino na disciplina de Contabilidade Geral e Gerencial de uma Instituição de Ensino Técnico e Tecnológico, situada no Litoral Norte gaúcho contribuiu para o desempenho dos seus discentes, sendo caracterizada como desempenho, nesta pesquisa, a melhoria das notas dos estudantes das turmas do segundo ano do ensino médio integrado em administração.

Coordenador: Cintia Lisiane da Silva Renz

Discentes: Maria Fernanda Henrique

 

RECUPERAÇÃO DE DADOS RELACIONAIS DE ACERVOS HISTÓRICOS ESCOLARES E INTEGRAÇÃO COM SITES

Resumo da Proposta:

A presente proposta encontra-se vinculada ao projeto História das instituições educacionais e seus acervos escolares em Osório-RS, o qual encontrou-se em funcionamento entre 2012 e 2016. O referido projeto dedicou-se à digitalização dos acervos históricos, notadamente fotográficos, de algumas instituições de ensino localizadas em Osório: Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório, Escola Cônego Pedro Jacobs e Escola Polivalente. Os acervos foram, também, catalogados e as imagens foram arroladas em planilhas, nas quais foram identificadas e caracterizadas. O acervo da última instituição segue em fase de catalogação, o que pretende gerar um projeto específico, tendo em vista as características peculiares da escola. Em 2016, iniciou-se a elaboração de um banco de dados, mas verificou-se a necessidade de uma atuação multidisciplinar. Logo, a presente proposta surge no sentido de utilizar conhecimentos específicos de banco de dados e de modelagem de sites no intuito de preservar a memória da educação em Osório.

Coordenador: Augusto Weiand

Discentes: Samirah Corrêa Sessim

 

Geometria Esférica: Uma Possibilidade para o Ensino e Aprendizagem no Ensino Médio e Superior

Resumo da Proposta:

O estudo de geometria no ensino básico muitas vezes é deixado de lado em detrimento de outros conteúdos, Pais e Freitas (1999) atribuem tal ação a formação pouco satisfatória dos professores nessa área. Com isso, cria-se um processo em que o pensamento geométrico não é estimulado na escola, fazendo com que muitos dos discentes ingressantes no ensino superior não tenham desenvolvido satisfatoriamente tal pensamento. Acredita-se que os conceitos geométricos devem, efetivamente, ser parte importante do currículo de Matemática no Ensino Básico. Uma vez que esses conceitos permitem o desenvolvimento do pensamento geométrico, fazendo com que o aluno possa compreender, descrever e representar de forma organizada o mundo em que vive. Essa pesquisa tem como propósito trazer uma contribuição para a melhoria do ensino de geometria. A pesquisa apresenta um modelo de espaço que não se comporta como o modelo euclidiano (geometria plana): a geometria esférica. O projeto será dividido em duas partes: a primeira refere-se ao estudo matemático das características e propriedades da geometria esférica; e a segunda trata da elaboração de um material didático para qualificar as aulas de geometria. Tendo em vista o atual cenário tecnológico e a potencialidade dos ambientes de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem de geometria, esse material utilizará como recurso o software livre Spherical Easel. Assim, os objetivos deste trabalho consistem em aprofundar o conhecimento matemático da geometria esférica; explorar o software Shperical Easel e analisar suas funcionalidades a fim de propor atividades que contribuam na compreensão dos conceitos da geometria esférica.

Coordenador: Ricardo Silva Ribeiro

Discentes: Raira Rossner da Silva

 

A palha de arroz como substrato potencial para produção de bioetanol

Resumo da Proposta:

O Brasil está entre os dez principais produtores mundiais de arroz, sendo o cultivo do mesmo presente em todas as regiões brasileiras, destacando-se a Sul, produzindo anualmente cerca de 5 milhões de toneladas e considerado estabilizador da safra nacional, responsável por cerca de 50% da produção brasileira. No entanto, juntamente com a maior produção de arroz do Brasil está atrelada também, o descarte da palha do arroz, um resíduo agroindustrial que causa problemas ao meio ambiente e aos produtores. A possibilidade de transformar resíduos em energia é interessante e devem ser considerados os processos que viabilizam e eliminação da palha de arroz sem produzir novos restolhos. Na palha de arroz o componente principal é a celulose, o carboidrato mais abundante no planeta e com árdua degradação. Alguns organismos, como os fungos filamentosos são capazes de produzir um complexo de enzimas celulolíticas que são capazes de degradar compostos lignocelulósicos encontrados na palha de arroz em uma mistura de açucares que facilmente serviriam como substrato para microorganismos fermentadores. Assim, este projeto tem como objetivo selecionar uma cepa fúngica produtora de enzimas do complexo celulolitíco e avaliar o potencial de utilização das enzimas em coquetéis para bioconversão da biomassa lignocelulósica da palha de arroz com intenção de servir de substrato para produção de bioetanol de segunda geração, visando a produção de um combustível limpo e proporcionando a redução da quantidade de resíduos agroindustriais dispensados no meio ambiente.

Coordenador: Heloísa Bressan Gonçalves

Discentes: Sofhia Raupp Jorge Pereira

 

Comparação Automática entre Textos Escritos por Diferentes Veículos de Comunicação

Resumo da Proposta:

No mundo todo, é muito comum ver revistas e jornais sendo lembrados por conta de seus posicionamentos. As transformações no jornalismo estão em diálogo com as características da sociedade em que estão inseridas, na medida em que toda publicação é resultado da cultura na qual é produzida. Neste trabalho, vamos comparar a complexidade textual de algumas revistas semanais de informação geral do Brasil na atualidade (Veja, Época, IstoÉ e CartaCapital) e tentar identificar o posicionamento das mesmas perante um assunto específico. Dentre os resultados esperados podemos citar: um website para divulgar as contribuições do projeto, um sistema adaptado e/ou produzido de comparação automática entre textos, bem como artigos científicos.

Coordenador: Larissa Astrogildo de Freitas/Alexandre Ricardo Lobo de Sousa

Discentes: Leonardo Pereira dos Santos, Diulia Justin Deon

 

Estudo sobre a obtenção de biogás através da ação de microorganismos biodigestores

Resumo da Proposta:

A crescente urbanização traz consigo demandas significativamente maiores de recursos industrializados, no entanto, este aumento gera também a produção proporcional de resíduos de diferentes tipos e características. A disposição final dos resíduos é uma questão extremamente relevante do ponto de vista ambiental, porém, pouca atenção é dispensada ao assunto. Adicionalmente a quantidade crescente de sobras industriais, está atrelada ao consumismo exacerbado e a diminuição das reservas de combustíveis fósseis no planeta. Os combustíveis fósseis, como carvão mineral, gás natural e petróleo, emitem, em grandes quantidades, diversos gases poluentes que além de agravarem o efeito estufa, acarretam no aquecimento global. Fora o problema poluente, os combustíveis fósseis são limitados e se esgotarão um dia, pois o processo de formação destes leva milhões de anos. Também deve ser considerado que o Rio Grande do Sul é um dos maiores produtores de couro e derivados do Brasil, gerando renda ao estado e também resíduos orgânicos que se acumulam e são mal geridos pelas empresa sendo muitas vezes lançados em efluentes poluindo o meio ambiente e prejudicando populações mais vulneráveis. Assim, visando uma melhor forma de minimizar o acumulo indevido de resíduos orgânicos industriais e ainda pensar uma forma para que combustíveis renováveis sejam utilizadas diminuindo a poluição pela queima de combustíveis fósseis, este projeto tem como objetivo avaliar a produção de biogás com ênfase nos resíduos gerados principalmente na indústria coureira, desenvolvendo biodigestores caseiros que possam ser úteis na produção de gás de cozinha para populações de baixa renda.

Coordenadores: Heloísa Bressan Gonçalves/Lisiane Zanella

Discente: Camille Galimberti da Rosa

 

EDITAL PROPPI Nº 005/2017 -APOIO À EDIÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DO IFRS - Complementar Nº 07/2017:

 

LínguaTec

Resumo da Proposta:

O presente edital objetiva apoiar e incentivar a editoração e a publicação de periódicos

científicos ligados ao IFRS, em todas as áreas do conhecimento, divulgados, prioritariamente,

por meio eletrônico, sem fins lucrativos, mantidos e editados por servidores efetivos do IFRS.

Contribuir para a formação de recursos humanos dedicados ao fortalecimento da produção científica do IFRS.

Coordenador: Maitê Moraes Gil

Discentes: Pedro de Andrade Santos

 

EDITAL PROPPI Nº 014/2016 -APOIO À PROJETOS COOPERADOS DE PESQUISA APLICADA, DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO - Complementar Nº 15/2017:

 

Estudo sobre a potencial utilização de resíduos gerados em estações tratamento de água do Litoral Norte Gaúcho

Resumo da Proposta:

A crescente urbanização traz consigo demandas significativas de recursos como a água e a energia elétrica, estas que têm a finalidade de abastecimento público e industrial, gerando resíduos de diferentes tipos e características. A disposição final dos resíduos é uma questão extremamente relevante do ponto de vista ambiental, porém, pouca atenção é dispensada ao assunto. A indústria de tratamento da água é formada por ETAs (Estação de Tratamento de Água), que podem gerar resíduos correspondente a até 4% do volume total de água tratada. Nesta indústria, a água bruta é a matéria prima, recebendo produtos químicos e passando por operações até tornar-se adequada ao consumo humano. A maioria das ETAs lançam seus resíduos em cursos d'água, provocando impactos ambientais graves. No município de Osório, RS, a estação de tratamento de água capta água de rios, lagos, riachos ou fontes subterrâneas. Na ETA, a água que chega nem sempre é potável, no entanto, sai limpa e saudável. A análise e avaliação de formas ecologicamente corretas para este rejeito é essencial e muito importante, uma vez que não existe uma destinação para este resíduo no litoral norte gaúcho o que causa transtorno aos homens e ao meio ambiente ao serem despejados juntamente com o esgoto em locais inapropriados. Assim, o objetivo deste projeto é avaliar os prejuízos causados por resíduos oriundos do processo em ETAs na região do Litoral Norte Gaúcho e propor uma alternativa para mitigar e aproveitar tais resíduos utilizando como matéria prima para produção de materiais cerâmicos.

Coordenador: Heloisa Bressan Gonçalves

Discentes: Pedro Otávio Ferri Burgel

 

EDITAL Nº 003/2017 Fluxo Contínuo - Projetos de Pesquisa e Inovação

 

Entre a expertise e a política: a constituição do campo da Informática no Brasil (1958-1990)

Resumo da Proposta:

A proposta da pesquisa é traçar uma história social da Informática brasileira e sua elite tecnopolítica a partir das primeiras iniciativas (Grupo de Trabalho para Aplicação de Computadores em 1958) ao final da Secretaria Especial de Informática (SEI) em 1990. Deste modo, reconhece-se que a Informática foi um campo de interesse político e estratégico no Brasil, levando-se em conta a expansão econômica vivenciada no país nas décadas de 1960 e 1970, o que justificou investimentos de grandes empresas multinacionais (IBM, Burroughs) e o nascimento de uma indústria nacional de computadores e periféricos, representada especialmente pela estatal COBRA Computadores, que acabaram por informatizar o país no período. É inegável que este último aspecto foi beneficiado pela intervenção do Estado, assumindo uma perspectiva desenvolvimentista (de caráter autoritário durante o Regime Militar), permitindo a constituição de instituições públicas que procuravam construir políticas para disseminar a Informática e contribuir para desenvolver tecnológicas autóctones, fortalecendo uma autonomia tecnológica no país. A ideia é identificar as principais iniciativas que visavam à informatização, especialmente através das iniciativas estatais, e apurar quem eram os membros mais atuantes do campo, entre empresários, tecnocratas, acadêmicos, de maneira a compreender suas formações, sua capacidade de inserção e os capitais disponíveis na luta para defender seus projetos em nome da modernização e da autonomia tecnológica do Brasil.

Coordenador: Marcelo Vianna

Discentes: Taís Silva da Silva

 

Caracterização regional dos municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul a partir dos indicadores socioambientais

Resumo da Proposta:

No último decênio a região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul vem apresentando profundas transformações sociais e ambientais, como resultado do processo acelerado de crescimento populacional em conjunto com o rápido desenvolvimento econômico. Desta forma, torna-se fundamental o levantamento de indicadores socioeconômicos, no intuito de proporcionar uma caracterização regional do Litoral Norte, principalmente em relação à dinâmica social e aos problemas ambientais, que são pertinentes da ação antrópica e do capital especulativo. Com objetivo de caracterizar a região do Litoral Norte será proposto uma metodologia de análise regional que considere os indicadores sociais e ambientais de modo integrado, no intuito de organizar os municípios conforme o perfil socioambiental. Para tanto, na busca por uma análise regional mais adequada as condições geográficas serão delimitadas as etapas seguintes: (1) levantamento dos indicadores socioeconômicos e ambientais. (2) seleção dos indicadores de caráter quantitativos mais relevantes à análise regional do Litoral Norte. (3) elaboração do banco de dados em planilha de dados. (4) análise qualitativa dos dados com a finalidade de elaboração de um perfil socioambiental dos municípios do Litoral Norte. (5) análise espacial do perfil socioambiental e sua relação com o meio ambiente regional. (6) revisão e conclusão da análise do perfil socioambiental dos municípios do Litoral Norte.

Coordenador: Rafael Cruz da Silva

 

Corpo e gênero através de fotografias: uma análise a partir de Revistas Ilustradas nas primeiras décadas do século XX

Resumo da Proposta:

O IFRS- Campus Osório conta com um Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade, o qual faz encontros sistemáticos e promove estudos desses temas. Com o intuito de ampliar o material utilizado nas ações desse núcleo, sejam de ensino, de extensão ou mesmo nas reuniões ordinárias, objetiva-se realizar um estudo que se propõe a compreender a trajetória das concepções de corpo e gênero por meio de fotografias publicadas em periódicos ao longo do século XX. Tendo em vista a amplitude de possibilidades, optou-se por iniciar os estudos com o recorte temporal abrangido pelas quatro primeiras décadas do século XX. O presente projeto objetiva, então, compreender a historicidade do gênero e do corpo utilizando-se as revistas ilustradas como fonte de pesquisa.

Coordenador: Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Discentes: Pâmela Pereira de Pinho

 

A Literatura e seus Diálogos

Resumo da Proposta:

O projeto 'A Literatura e seus Diálogos' busca estudar, de forma comparativa, a relação entre o texto literário e diversas áreas do conhecimento, manifestações artísticas e linguagens. Esta pesquisa tem por finalidade estudar como determinadas obras literárias são 1) apropriadas e adaptadas para outras linguagens e meios artísticos e 2) estabelecem um diálogo com outras áreas do conhecimento, uma vez que toda obra literária - e artística - se origina em um contexto sócio-histórico especifico, influenciado, de forma mais ou menos explícita, pelos campos que abrangem a política, a ciência, a sociedade, entre outros existentes naquele contexto. Busca-se, assim, uma análise sobre como o texto literário pode dialogar com diferentes campos do conhecimento, tornando-o mais significativo e acessível.

Coordenador: Dudlei Floriano de Oliveira

Discentes: Letícia Pereira Rosa, Leonardo Eberhardt Rosa

 

Economia da cultura em pequenos municípios brasileiros: o estudo de caso de Osório/RS

Resumo da Proposta:

Esta pesquisa parte de dois pressupostos. O primeiro se refere à constatação de que a economia da cultura no Brasil é uma área em crescimento, ao mesmo tempo em que, enquanto área de pesquisa, encontra-se em consolidação e, portanto, possui lacunas teóricas e analíticas que precisam ser preenchidas. São escassos, por exemplo, os levantamentos de dados estatísticos e de informações sobre a economia da cultura nos pequenos municípios brasileiros (aqueles que possuem até 100 mil habitantes), os quais representam a maioria absoluta desta categoria federativa no Brasil: 94,81% do total. O segundo pressuposto é o de que a forma de organização dos coletivos culturais em rede pode trazer algumas contribuições importantes para o desenvolvimento de novas cadeias produtivas, fomentando novos empreendimentos e movimentando e vitalizando as economias locais. Frente a isso, esta investigação delimita como primeiro campo de pesquisa o 'pequeno' município de Osório, no Rio Grande do Sul, que conta com 46 mil habitantes e pode ser caracterizado como um 'município tipo', com todas as dificuldades políticas, econômicas e sociais enfrentadas por cidades com o mesmo perfil. A excepcionalidade e a oportunidade de pesquisa reside na instalação de um coletivo cultural denominado 'Grupo Galpão das Artes' que, vindo da grande Porto Alegre, traz uma organização e uma vitalidade prévia que estão impactando a cena cultural do pequeno município. Com isso, este estudo almeja analisar a economia da cultura, suas cadeias produtivas, suas relações e, principalmente, os impactos da instalação deste coletivo em um pequeno município.

Coordenador: Márcio Rogério Olivato Pozzer

Discentes: ROMERO ASSIS DE OLIVEIRA, NICOLE DE ANDRADES E BATISTA, BARBARA RODRIGUES DE AMORIM, NAURIENE DANIELA SILVA SILVEIRA

 

O uso do cinema no ensino da Língua Inglesa: a mise-en-scène

Resumo da Proposta:

Embora o cinema seja um dos recursos mais apreciados pelos professores e alunos de língua estrangeira, observam-se, de um lado, a carência de variedade nas atividades com filmes em sala de aula, e, de outro, a falta de embasamento teórico e uma relação frágil entre as atividades com filmes e os planos de ensino propostos. Destaca-se, portanto, a necessidade de fundamentar teoricamente as atividades desenvolvidas com cinema em salas de aula de língua inglesa, a partir de perspectivas dos âmbitos dos estudos do cinema, da linguística aplicada e da semiótica. Assim, este projeto de pesquisa tem como objetivo explorar as relações entre a linguagem fílmica e a linguística aplicada ao ensino do inglês, de forma que resulte em propostas pedagógicas práticas e claramente embasadas nas teorias do cinema, da semiótica e da linguística aplicada, com ênfase nos elementos da mise-en-scène.

Coordenador: Mateus da Rosa Pereira

Discentes: Danielle dos Santos Espíndula, Clarice Maria de Souza Portela Germann Teixeira

 

Cultura de massas e o papel da educação: Um estudo de caso com alunos de EJA à luz das definições de Adorno

Resumo da Proposta:

A presente proposta trata-se de uma pesquisa com alunos de educação de jovens e adultos (EJA) em uma comunidade escolar na cidade de Osório, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, para realização de trabalho de conclusão de curso de especialização em educação básica e profissional. O pesquisador escolheu estudar a modalidade EJA por ter vivido a experiência de cursar o ensino médio em tal modalidade, sendo levado à hipótese da insuficiência da prática de espelhamento do currículo da educação básica na modalidade EJA, o que o levou a investigar as expectativas e necessidades dos estudantes da modalidade e a percepção desses quanto ao papel da escola no suprimento das mesmas. Com base nos conceitos de Adorno a respeito de cultura de massas, indústria cultural, esclarecimento e dialética negativa, serão analisados os aspectos socioeconômicos e socioculturais da comunidade escolar em questão, através de pesquisa estruturada realizada com alunos e indicadores disponibilizados por órgãos governamentais, além da estrutura da escola estudada e os indicadores educacionais existentes sobre tal instituição de ensino. A realização do estudo proporcionará benefícios para a comunidade escolar em estudo, através da reflexão e identificação de problemas e sugestão de melhorias necessárias para transformar a realidade apresentada; para a sociedade em geral, dada a conseguinte apresentação de dados que poderão ser aproveitados para a formulação de políticas públicas; e para o autor, visto o desenvolvimento intelectual proporcionado, complementando sua formação acadêmica.

Coordenador: Sergio Guiherme Santos Portella

 

O Neabi/Osório com foco nas estudantes negras e na legislação 2017

Resumo da Proposta:

Continuidade de projeto de pesquisa, de viés etnográfico, para descrição do modo como estudantes negras entendem o seu processo de aprendizagem desde a Educação Infantil até a chegada ao IFRS. Serão ouvidas estudantes negras do campus, que nasceram após 1996 (quando toda uma legislação para a inclusão étnico- racial passou a ser regulamentada). Suas falas serão gravadas e transcritas, e os dados analisados a partir dos referenciais teóricos histórico-críticos e sobrepostos à Legislação Específica.

Coordenador: Maria Cristina Schefer

 

Solução em Representação Analítica da Equação de Cinética de Nêutrons em Geometria Cilíndrica Unidimensional

Resumo da Proposta:

A proposta presente visa introduzir uma variação temporal na seção de choque de remoção na equação de cinética de nêutrons em geometria cilíndrica unidimensional e adicionalmente estender a solução para dois grupos de energia e seis grupos de precursores utilizando a solução monoenergética e de um grupo de precursores. Uma das grandes vantagens do trabalho é que a solução obtida fornece o valor do fluxo para qualquer tempo t, fazendo com que os problemas usuais de estabilidade sejam naturalmente contornados.

Coordenador: Guilherme Ferreira Monteiro

 

Qual a participação decisória dos Mbyá Guaranis no Litoral Norte Gaúcho?

Resumo da Proposta:

De acordo com o Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER) do Litoral Norte Gaúcho, a região é berço indígena. Atualmente, predomina no território o povo Mbyá Guarani, essa população está distribuída em dez aldeias: Tekoa Nhu Porã (Torres), Tekoa Ka'aguy Pa'ü (Caraá), Tekoa Pindoty (Riozinho), Tekoa Kuaray Rexë (Osório), Tekoa Yryapu (Palmares do Sul), Tekoa Araçaty (Palmares do Sul), Tekoa Ka'a Mirindy Yy Pa'ü (Palmares do Sul), Tekoa Nhu'u Porã (Maquiné), Tekoa Pakovaty (Maquiné) e Tekoa Guyra Nhendu (Maquiné). Diante dessa siginificativa representação étnica, decidimos ouvir ouvir as lideranças indígenas para verificar como sentem a inserção na comunidade local. Para tanto, o eixo condutor da investigação será a "participação decisória" em questões como: terras, educação, subsistência. A pesquisa, do tipo etnográfica, elegeu o diário de campo como instrumento-chave para a coleta de dados, onde constarão registros de estadas em campo, de manifestações dos indígenas em eventos organizados para a sensibilização da comunidade regional e e entrevistas semiestrutradas com indígenas e não indígenas. As análises serão subsidiadas por, Zygmunt Bauman, Richard Sennett, e Boaventura Santos. A intenção do grupo de pesquisa é produzir um material que posso ser utilizado na formação de professores tanto para o reconhecimento dessa população, quanto para a compreensão do que desejam em termos educacionais.

Coordenador: Maria Cristina Schefer

 

Construção de uma rede complexa composta de relações de nome de medicamentos, doenças e sintomas

Resumo da Proposta:

O crescimento exponencial no volume de dados na internet e a possibilidade coletar, filtrar, tratar e transformar esses dados em conhecimento é o que impulsiona a escolha dessa área de pesquisa. Este trabalho visa construir uma rede conectada baseada em relações entre nome de doenças, medicamentos (usados para combate-las ) e seus efeitos colaterais. Além disso, será trabalhada uma relação entre os nomes científicos e populares de doenças. O trabalho é focado na construção desta rede em dados em lingua inglesa e seu correspondente em lingua portuguese. Pretende-se que o resultado desse estudo possa ser útil para pesquisas médicas e farmacológicas futuras.

Coordenador: Diana Cabral Cavalcanti

 

Programa Educação Financeira na Escola: Um Inventário Taxonômico dos Objetivos Educacionais

Resumo da Proposta:

Considerando a relevância da literacia financeira no mundo do trabalho e a necessidade de uma adequada definição dos objetivos educacionais antecedente à fase de planejamento do desenho de conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem e, por conseguinte, para a efetividade de programas educacionais, será realizado um inventário taxonômico dos objetivos educacionais do Programa Educação Financeira na Escola para o Ensino Médio.

Coordenador: Márcio Telles Portal

 

Efeito do uso de derivativos sobre o nível de caixa e valor da firma condicionado pela necessidade de hedging

Resumo da Proposta:

A proposta pretende investigar o efeito do uso de derivativos sobre o cash holding e valor da firma de acordo com o grau de necessidade de hedging. As companhias investigadas serão aquelas listadas na B3 entre 2004 e 2009.

Coordenador: Márcio Telles Portal

 

A necessidade de hedging dirige a política de dívida - Uma perspetiva de restrição financeira

Resumo da Proposta:

O propósito da pesquisa é investigar como a velocidade de ajuste de estrutura de capital é condicionada pelo status de necessidade de hedging e restrição financeira.

Coordenador: Márcio Telles Portal

 

Efeito do Controle e Gestão Familiar sobre o Uso de Derivativos

Resumo da Proposta:

O propósito da pesquisa é investigar o efeito da gestão e controle familiar sobre o uso de derivativos financeiros por empresas brasileiras de capital aberto. A estratégia empírica envolverá o uso de efeito tratamento para estabelecer relação de causalidade.

Coordenador: Márcio Telles Portal

 

EDITAL IFRS Nº 28/2017 - PROBIC/PROBITI/IFRS/Fapergs:

 

Imprensa e História da Educação: Arquivo Histórico Antonio Stenzel Filho

Resumo da Proposta:

Tendo em vista a relevância da imprensa como fonte de pesquisa para a História e História da Educação, bem como pela existência de poucos trabalhos que versem sobre as obras constantes no Arquivo Histórico Antonio Stenzel Filho, a presente pesquisa relaciona-se ao projeto 'Arquivo Histórico Antônio Stenzel Filho: imprensa e história', dedicado aos jornais presentes no referido acervo. Destaca-se que esse arquivo, que responde à Assessoria de Cultura da Prefeitura Municipal de Osório, possui importância para toda a região do Litoral Norte gaúcho. Além disso, o mesmo já é utilizado como espaço de investigação por outros projetos coordenados por esta pesquisadora. O projeto original ou guarda-chuva, propõe-se a desenvolver um catálogo com esses jornais, o qual será publicado em 2018, com recursos do Edital de fomento interno. Os jornais encontram-se em fase de catalogação, a qual está em processo final. Entretanto, o Arquivo Histórico contém outros tipos de documentos em seu acervo, os quais podem gerar futuros catálogos. Este projeto objetiva desenvolver um estudo dos diferentes documentos constantes no Arquivo Histórico Antônio Stenzel Filho, bem como identificar se há alguma menção à temática educacional. Esse estudo permite o conhecimento dos documentos presentes nesse acervo municipal e sua posterior divulgação, bem como a compreensão de concepções de educação presentes em Osório, mas também na região do Litoral Norte gaúcho, a partir das trajetórias históricas de elementos da cultura escolar que sejam abordados nessa diferente documentação.

Coordenador: Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Discentes: Diana Patricia Mauer

 

Automação Residencial: Câmera de Segurança Inteligente

Resumo da Proposta:

Domótica é o termo utilizado para se referir a tecnologia utilizada para controle e automatização de ambientes residenciais. A Domótica Inteligente incorpora ao processo de automação algum mecanismo de tomada de decisão baseada em técnicas de Inteligência Artificial. Este projeto propõe desenvolver um protótipo de câmera de segurança inteligente de baixo custo. Sendo assim, faremos uso de diferentes tipos de tecnologia, as quais têm apresentado destaque no cenário nacional e internacional, como: plataforma Raspberry Pi, servidor web Apache e algoritmo de aprendizado de máquina Deep Learning. De forma geral: (1) o Raspberry Pi e demais componentes eletrônicos serão utilizados para capturar as imagens; (2) o Apache será utilizado para armazenar as imagens; (3) o Deep Learning será utilizado para processar as imagens e auxiliar na tomada de decisão. Por fim, com o desenvolvimento do protótipo pretendemos obter um aumento em relação à segurança.

Coordenador: Larissa Astrogildo de Freitas

Discentes: José Paulo de Oliveira Filho, Bruno Reck Gambim

 

EDITAL IFRS Nº 29/2017 PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC-EM/PIBITI/IFRS/CNPq:

 

RECUPERAÇÃO DE DADOS RELACIONAIS DE ACERVOS HISTÓRICOS ESCOLARES E INTEGRAÇÃO COM SITES

Resumo da Proposta:

A presente proposta encontra-se vinculada ao projeto História das instituições educacionais e seus acervos escolares em Osório-RS, o qual encontrou-se em funcionamento entre 2012 e 2016. O referido projeto dedicou-se à digitalização dos acervos históricos, notadamente fotográficos, de algumas instituições de ensino localizadas em Osório: Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório, Escola Cônego Pedro Jacobs e Escola Polivalente. Os acervos foram, também, catalogados e as imagens foram arroladas em planilhas, nas quais foram identificadas e caracterizadas. O acervo da última instituição segue em fase de catalogação, o que pretende gerar um projeto específico, tendo em vista as características peculiares da escola. Em 2016, iniciou-se a elaboração de um banco de dados, mas verificou-se a necessidade de uma atuação multidisciplinar. Logo, a presente proposta surge no sentido de utilizar conhecimentos específicos de banco de dados e de modelagem de sites no intuito de preservar a memória da educação em Osório.

Coordenador: Augusto Weiand

Discentes: Matheus Silveira da Silva, Gabriel Ferri de Oliveira, Bruno Santos da Rosa

 

História e memória da educação profissional: Escola Maria Theresa Vilanova Castilhos - Polivalente, Osório-RS

Resumo da Proposta:

Desde 2012, desenvolve-se uma pesquisa referente à história das instituições educacionais e seus acervos escolares. No ano de 2016, a mesma foi dedicada à digitalização do acervo fotográfico da Escola Maria Theresa Villanova Castilhos - Escola Polivalente. Essa instituição possui características peculiares tendo em vista que sua fundação ocorreu durante a Ditadura Militar, no bojo dos acordos entre o Ministério da Educação e a Agência Internacional de Desenvolvimento (MEC-USAID), os quais visavam formar mão de obra pouco onerosa, em nível de primeiro grau (denominação equivalente ao Ensino Fundamental no período anteriormente mencionado). Em 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases atual, as disciplinas técnicas foram extintas. Dessa forma, objetiva-se produzir um material impresso referente à história da instituição objeto da investigação proposta, notadamente relacionado à caracterização do acervo fotográfico da mesma, entre 1974 e 1996, respectivamente, sua fundação e promulgação da LDB. Entende-se que o estudo da história e memória de uma instituição de educação profissional contribui para a compreensão do papel do próprio IFRS enquanto órgão formador dessa forma de ensino. Além disso, a realização de estudos sobre a região em que os campi se encontram inseridos, faz parte do compromisso social do IF com esses locais. Com relação aos referenciais teórico-metodológicos, a pesquisa proposta delineia-se a partir da História da Educação, notadamente da Educação Profissional. Destaca-se que fotografia, memória fotográfica e acervos constituem-se em categorias relevantes para esta investigação.

Coordenador: Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Discentes: Ezequiel Nunes Pires

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

Rua Santos Dumont, 2127 | Bairro Albatroz | CEP: 95520-000 | Osório/RS

E-mail: comunicacao@osorio.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3601-3500 das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos demais horários, o contato deve ser feito pelo telefone e e-mail dos setores.